Um gestor escolar envolvido com o princípio democrático e com a aprendizagem dos alunos deve desenvolver em sua prática a capacidade de interação e comunicação com os pares, alunos e pais; participar ativamente dos grupos de trabalho ou de discussões na escola e fora dela, objetivando acompanhar a política educacional ...
Gestão escolar diz respeito a um conjunto de estratégias que o dono da escola deve traçar ao começo de cada ano a fim de guiar o seu negócio. Ela envolve as áreas pedagógica, administrativa, financeira, gestão de pessoas, marketing e comunicação.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.
Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser ...
O papel do diretor escolar não se resume a ser um líder do tipo autoritário, que age sozinho. Ele estabelece e promove uma gestão participativa e democrática. Sendo assim, toda a comunidade escolar deve ser convocada: alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e familiares.
O diretor pedagógico funciona como uma espécie de maestro, organizando e acompanhando o trabalho de todos os coordenadores da escola, para garantir que tudo o que é realizado siga a mesma linha pedagógica – a definida pelo projeto político-pedagógico (PPP).
Este deve saber agir com diplomacia e respeito para com os indivíduos, tanto inerentes ao próprio ambiente de ensino, quanto elementos externos. Por isso, o diretor tem como papel também atender aos alunos e docentes de forma respeitosa, compreendendo as necessidades e buscando soluções para entraves.
Garantir uma boa relação entre diretor e professor é essencial para o bom desenvolvimento do ambiente escolar. ... Pais e responsáveis sentem-se mais confortáveis em ambientes harmônicos, e os alunos respondem melhor à autoridade dos docentes em sala quanto este conta com o apoio da direção.
Para atender os docentes sempre buscam atender os pedidos de materiais. Fazer reuniões, chamar representantes de pais e alunos para que saiba o que fazer com determinado acontecimento é sempre importante para o convívio escola/ comunidade.
A unidade escolar era organizada de “fora para dentro”. Conforme Mello (1993) o poder de decisão da equipe escolar, nesta época, era praticamente inexistente sobre seus objetivos e até sobre a estrutura e organização pedagógica e de equipe escolar.
Origem Normativa No Brasil, um marco normativo foi a Constituição Federal de 1988 que institucionalizou a “Gestão Democrática do Ensino Público”, sendo dessa forma assegurada como o princípio da educação pública.
A introdução ao conceito de gestão escolar no debate educacional se deu juntamente quando a crítica ao caráter conservador e autoritário da administração, na área da educação, enfatizou no contexto socioeconômico e político dos anos de 1970-80 o seu compromisso com a transformação social e com a democratização do ...
A gestão democrática no Brasil foi institucionalizada como um princípio legal - regra básica adotada pelas legislações a serem vivenciadas tanto pela população como pelos governantes - através da Constituição Brasileira no ano de 1988, em seu artigo 206, inciso VI, onde reza que essa nova forma administrativa escolar ...