Para limpar a mamadeira, especialmente o bico de silicone e a chupeta do bebê, o que se pode fazer é lavar primeiro com água quente, detergente e um escova própria que chegue ao fundo da mamadeira, para remover os resíduos visíveis e depois deve-se esterilizar com água fervente para matar os germes que causam mau ...
- Mamadeiras e chupetas individuais, identificadas, rigorosamente lavadas com água e sabão, secas e guardadas em armário fechado. Se as mamadeiras forem de uso coletivo devem ser lavadas e desinfetadas com solução clorada ou fervidas durante 10 minutos. - Toalhas de mão e panos de prato devem ser lavados diariamente.
Recomendamos a desinfeção periódica de todos os pisos e paredes com produtos específicos para o efeito. Se a sua creche ou jardim-de-infância possui cortinas, elas também exigem atenção. O tecido pode acumular ácaros, mofo e poeira, sem contar as manchas que prejudicam bastante a imagem da instituição.
Você deve esterilizar a mamadeira com água fervente para matar os germes que causam mau cheiro. Depois disso, as peças podem ficar de molho numa bacia durante 1 hora com água, 20 ml de água sanitária e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.
Muitos pais acreditam que para esterilizar uma chupeta ou uma mamadeira, o simples contato com a água quente já é capaz de resolver o problema. Mas não. Para que as bactérias sejam completamente retiradas dos bicos das chupetas e mamadeiras, é preciso ferve-los por pelo menos cinco minutos.
Você só vai precisar colocar a mamadeira, o bico e todos os outros acessórios dentro de um recipiente de vidro e cobrir com água. Com 8 minutos em potência máxima, você já vai conseguir esterilizar a mamadeira do seu bebê. Ah, e essa dica também vale para limpar as chupetas!
Para o bebê saudável, nascido a termo, você pode usar a água previamente fervida que foi resfriada em temperatura ambiente para preparar a fórmula infantil em pó e alimentá-lo de imediato. Ela pode ser mantida no refrigerador durante 24 horas.
Como explicado anteriormente, o leite materno pode ficar fora da geladeira por, no máximo, duas horas. Uma vez aquecido ou ultrapassado esse período, o leite não consumido deverá ser descartado.
Além disso, recomendamos que, antes de guardar a mamadeira, ela seja mergulhada em água fria. Como última recomendação, use a fórmula dentro de 24 horas após a refrigeração.
Leite humano ordenhado e refrigerado para ser oferecido pela mãe ao seu bebê, pode ser estocado por um período de até 12 horas, se guardado em temperatura máxima de 5 °C. Depois de descongelado, o leite humano deve ser mantido sob refrigeração, em temperatura máxima de 5 °C, por até 12 horas.
O leite materno conservado pode ser consumido à temperatura ambiente ou aquecido até à temperatura corporal. Assim, para o amornar deve colocá-lo num recipiente com água quente até atingir os 37 °C.
Não, não pode deixar nenhum iogurte fora da geladeira, nem o Danone. O ideal é sempre conservar o iogurte dentro da geladeira, pois se ele ficar fora da geladeira ele perde muito rápido, se ficar mais de meia hora fora da geladeira ele já estraga.
Se ainda estiver fechado, o leite pode ser armazenado fora da geladeira em local fresco e sem umidade, já ao abri-lo, limpe bem à caixa e mantenha na geladeira em sua própria embalagem, pois ela foi projetada para manter afastadas as bactérias.
Leite azedo X leite estragado Antes de tudo, vale ressaltar que leite azedo é uma coisa, leite estragado é outra. O leite pode ficar azedo pelo tempo que ficou na geladeira ou até mesmo se o leite fresco foi misturado com uma substância ácida, tal como limão ou vinagre.
Normalmente não é recomendado consumir leite cru de qualquer forma – fresco ou azedo – devido ao alto risco de doenças transmitidas por alimentos. A maioria das pessoas é imediatamente contra o leite estragado pelo mau cheiro e pelo sabor.
Leite. Quem toma leite fora do prazo de validade pode sofrer vários transtornos, como desconfortos intestinais e outras complicações mais sérias, dependendo da saúde da pessoa.
A indústria pode datar o produto como achar mais conveniente desde que, ao final da validade, o produto esteja ainda dentro dos padrões determinados por lei. Então, a indústria pode carimbar que o leite vale por 10 dias, mas, ao final do décimo dia, o leite tem que apresentar plenas condições de consumo.
Dilua o leite vencido em água em uma proporção de 50/50 e despeje a mistura em seus canteiros de flores. O cálcio no leite contribui para a força e a saúde das plantas e faz com que elas cresçam mais fortes. Portanto, se o seu leite expirou, use-o para cultivar o quintal ou jardim antes de jogá-lo no lixo.
O creme de leite, por exemplo, que na lata fechada tem vaidade de um mês, dura muito menos depois que a embalagem for aberta. “Depois de aberto, o prazo de validade cai para apenas três dias”, informa o nutricionista Murilo Pereira.
Alimentos refrigerados como carnes, iogurtes, leites, creme de leite, leite condensado e requeijão, por exemplo, são exemplos de produtos que não devem ser consumidos após o vencimento e suas características devem ser avaliadas mesmo quando dentro do prazo.