Cuidados do pelo Os gatos siameses têm uma densa e sedosa camada de pelo curto. É recomendável escová-los umas duas vezes por semana, se o realizar todos os dias demorará menos de um minuto a eliminar o pelo morto e o seu siamês irá sentir-se amado e acariciado. Deverá utilizar uma escova para gatos de pelo curto.
Para fazer o seu gato te obedecer, a maneira correta e também a mais efetiva, é criar uma rotina de recompensas para as atitudes corretas dele e de repreensão para aquelas que são desagradáveis. Assim, se o seu gato for obediente, recompense-o com petiscos ou carinho.
Sim, os gatos podem ser adestrados. ... Não é tão difícil aprender como educar gatos. Eles podem fazer comandos básicos como sentar, deitar, ficar, vir quando são chamados e até passear na coleira. Segundo o adestrador, esses comandos podem ser muito importantes para o dia a dia do animal.
8 Dicas de como acalmar um gato arisco
Não tente pegá-lo no colo enquanto ele tenta fugir e se esconder de você, isso vai piorar a situação e deixar o gato mais ansioso. E não bloqueie o caminho de fuga dele, se ele quiser correr de você libere a passagem. Mas atenção: sem deixar o gato ter acesso à rua!
A melhor forma de acalmar um gato estressado é oferecendo atividades e distrações para o bichano. “Enriquecer o ambiente, tornando-o mais atrativo para o gato, pode fazer com que ele gaste suas energias e se mantenha mais calmo”, comenta a Dra. Valeria. Disponibilize brinquedos pensados para bichanos.
Separamos 5 dicas de como acalmar gato estressado ou nervoso.
Seja paciente e dê tempo para que ele possa sair da situação de estresse. Principalmente se o motivo for uma mudança drástica na rotina. É preciso que ele se acostume à nova situação para então ficar a vontade novamente. Não tente forçar nada, pode ser que isso só piore o estado do seu pet.
Dar patadas e morder Por vezes, pode parecer que o seu gato está prestes a tornar-se agressivo, quando na verdade ele está apenas a tentar demonstrar afeto. Receber patadas não é muito agradável para os humanos, mas é importante compreender o contexto.
Uma pergunta muito frequente é por que os gatos mordem e lambem, a resposta é que alguns gatos mordem logo após lambidas como sinal de aviso para que você pare de lhe fazer carinho. Outros, fazem isso como forma de afeto e outros ainda o fazem como uma forma de grooming, ou seja, porque estão cuidando de você.
Mordida por medo Os gatos podem morder caso se sintam assustados, ameaçados ou em perigo. Embora o mais comum seja utilizarem as unhas, mordidas também são uma defesa que eles podem utilizar. Identificar um gato assustado é bastante fácil: orelhas para trás, arrepios, movimentos repetitivos, etc.
A mordida pode levar a infecção grave e perda do membro. E isso vale para qualquer mordida de animal que leve a grave infecção. É preciso cuidado e tratamento em todos os casos.
Eles ficam entediados muito facilmente e nesses momentos de tédio, podem usar nossas mãos para se distrair com umas “mordidinhas”. Se seu gato te morder, bata palma e fale “não” em um tom mais firme, e se imponha para ele. Firmeza não quer dizer gritar ou bater, o gato precisa de te respeitar e não ter medo de você!
O curioso é que uma pesquisa da Universidade de Tóquio constatou que eles reconhecem a voz do dono, mesmo quando está misturada à de outras pessoas. Mas poucos obedecem. “Gatos, diferentemente de cães, não foram domesticados para obedecer ordens”, explica Atsuko Saito, um dos autores do estudo.
De fato, a aparência dos gatos é uma parte muito importante de sua linguagem corporal e, com isso, eles podem transmitir muitas coisas. Quando um gato olha para você, é um sinal de que ele se sente calmo e seguro ao seu lado.
Os gatos observam de forma contínua os humanos, que eles vêm simplesmente como gatos gigantes, sabem por exemplo que, ao ronronar é possível despertar os nossos sentidos de proteção, o que a maioria das vezes acaba em uma recompensa em forma de comida, por isso, não hesitam em usar o ronronar como meio de manipulação.
Coloque-se em frente ao gato. Diga o nome do gato em tom amigável e dê-lhe uma guloseima. Repita 10 a 15 vezes mantendo-se imóvel em frente ao gato. Quando gato começar a responder ao seu nome, ou seja, para olhar para o dono quando chamado por aumentar a dificuldade.
Infelizmente, um gesto de afeição desse tipo pode ser experimentado como uma invasão do seu espaço de vida e, portanto, eles se rebelam contra a nossa iniciativa. Isso porque nossas linguagens corporais são diferentes. Podemos dizer que basicamente beijos não fazem parte das demonstrações afetivas dos gatos.
Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.