Nos fins do século XIX, a região dos Bálcãs foi um dos vários palcos de disputa entre as grandes nações imperialistas. Nessa época, o Império Turco-Otomano perdia o controle sobre a região e dava espaço para que várias nações independentes ali surgissem.
Resposta: A "Questão Balcânica" era o nome dado ao conjunto de disputas geopolíticas em torno dos Bálcãs, região que estava sob a influência de três potências mundiais (Império Russo, Turco-Otomano e Austro-Húngaro), que disputavam o controle da região.
Ela se originou nos Bálcãs pois lá foi assassinado o Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro ao trono do Império Austro-Húngaro, tendo o Império Russo e o Império Alemão assumido lados diferentes no conflito entre os Austríacos e os Sérvios.
Estopim da guerra: a questão balcânica Em nome do nacionalismo eslavo, os sérvios pretendiam anexar a Bósnia-Herzegovina, uma região que pertencia ao Império Austro-Húngaro.
O discurso nacionalista foi utilizado politicamente como estímulo à participação popular na I Guerra Mundial. ... Criado como identidade de povos durante o século XIX, o nacionalismo foi utilizado como forma de persuasão das massas populares para os desejos expansionistas dos governantes de Impérios e demais países.
A "Questão Balcânica" era o nome dado ao conjunto de disputas geopolíticas em torno dos Bálcãs, região que estava sob a influência de três potências mundiais (Império Russo, Turco-Otomano e Austro-Húngaro), que disputavam o controle da região.
Em outras palavras, caracterizava o interesse hegemônico do expansionismo Sérvio na região, com o apoio posterior da URSS stalinista. O final da Primeira Guerra e o desmembramento do Império Áustro-Húngaro, resultou na unificação dos territórios da Croácia, Eslovênia e Bósnia-Herzegovina com os da Sérvia e Montenegro.
Os Bálcãs, Balcãs, ou ainda península balcânica é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Grécia, Macedônia do Norte, Montenegro, Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia ...
Resposta. Resposta: 1) foi a disputa entre Sérvia, Montenegro,Grécia,Romênia,e se não me engano Bulgária e Turquia, esses em busca da posse do território do império Otomano.
A maior parte da península é coberta de montanhas; o nome “Bálcã” significa “montanha” no idioma turco. As únicas planícies extensas aparecem na Romênia e na Bulgária. O rio Danúbio é a mais importante via hídrica da região. O norte da península tem invernos gelados, com neve, e verões quentes.
Por isso os gregos se especializaram no comércio marítimo e passaram a fundar colônias em outras ilhas e territórios, inclusive no sul da Itália. Suas colônias davam origem a novas cidades-estados independentes que comercializavam com as outras cidades gregas.
A Região dos Bálcãs se transformou no "barril de pólvora" da Europa por reunir uma série de povos com culturas diferentes, cada um deles apoiado por uma superpotência rival.
A região dos "BALCÃS" não recebeu esse nome de "barril de pólvora" em vão,pois esse lugar foi o estopim para que a "1ª guerra mundial" acontecesse. Explicação: ... Esses conflitos na península balcânica resultaram (como muitos acreditam( nas causas do possível desencadeamento da 1 guerra mundial.
A Península Balcânica, ou Balcãs, a está localizada no oeste do continente europeu e é formada pela Albânia, Bulgária, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Grécia, Macedônia, Moldávia, Romênia, Servia e Montenegro, além de uma pequena parte da Turquia. Há geógrafos que consideram a Croácia como parte da península.
A "Iugoslávia" ou "Jugoslávia" nasceu com o nome de Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (em croata: Kraljevina Srba, Hrvata i Slovenaca; em sérvio: Краљевина Срба, Хрвата и Словенаца; em esloveno: Kraljevina Srbov, Hrvatov in Slovencev; em macedônio: Кралство на Србите, Хрватите и Словенците), com o término da ...
“Um dos principais focos de atrito entre as potencias europeias era a península Balcânica, onde se chocavam o nacio- nalismo da Sérvia (apoiada pela Rússia) e o expansionismo da Áustria (aliada da Alemanha). Em 1908, a Áustria anexou. ... Nos Bálcãs, diversas etnias reivindicavam a autonomia de seus territórios.
Desde o início das civilizações clássicas a Península Balcânica foi alvo de disputas entre diferentes povos (gregos, romanos, macedônios, etc.), devido à sua posição estratégica entre os continentes da Europa, África e Ásia, no Mar Mediterrâneo. Na época do imperialismo dos séculos XIX e XX não foi diferente.
A crise no Marrocos foi desencadeada pela ambição de várias potências colonialistas e por acordos secretos entre Inglaterra e França e aspectos conflituosos entre a Alemanha e a França, que disputavam o direito de explorar as riquezas da região marroquina.
A Tríplice Entente foi uma aliança formada pela Inglaterra, Rússia e França a fim de resistir e contestar a Tríplice Aliança. Surgiu no início do século XX, em 1907.
O resultado foi a formação de dois blocos opostos: