É comum que os autores de trabalhos acadêmicos façam referências a artigos científicos, monografias… Mas com o advento da internet, surgiu a necessidade de referenciar outros tipos de conteúdos, como sites, vídeos e podcasts. Diante disso, surgiu uma dúvida que tem se tornado cada vez mais comum: “como fazer referência de vídeo do Youtube?”
Agora que você citou um vídeo do YouTube no trabalho, é preciso referenciá-lo na seção “Referências bibliográficas”, que fica nas páginas finais da pesquisa. Para isso, é preciso incluir informações adicionais para que o material se adeque às normas da ABNT.
Por meio do GORB, você pode gerar referência de vídeo de internet de forma facilitada. O formulário vale não só para conteúdo do Youtube, mas também de plataformas como Vimeo e DailyMotion.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não possui diretrizes específicas sobre vídeos online. O que se costuma fazer é basear-se em dois modelos já existentes: o de imagem em movimento e o de documento de acesso exclusivo em meio eletrônico. Ambos constam na NBR 6023:2002.
Agora você já sabe como fazer referências de vídeo do Youtube de acordo com as normas da ABNT. De qualquer forma, antes de citar um conteúdo, lembre-se de verificar a confiabilidade da informação para não colocar em risco a credibilidade do seu trabalho.
SOBRENOME, Nome do autor do vídeo (ou nome do canal). Título do vídeo. YouTube, data da publicação. Disponível em: link do vídeo. Acesso em: data que o vídeo foi acessado.
Identifique o autor: Caso o vídeo seja de um canal oficial do Youtube, use “Youtube.” Caso não seja, escreva o nome do autor do vídeo usando o formato de último nome, vírgula e a inicial do primeiro nome. Exemplo:
Abaixo, veja mais exemplos de como citar vídeo do Youtube nas referências da pesquisa científica, assim como o local de onde esse vídeo foi tirado, de acordo com os demais estilos, além do APA, já mencionado:
Pronto, agora que você aprendeu a referências e citar vídeos do YouTube nas normas da ABNT, é hora de saber como fazer o mesmo procedimento nas referências de sites, no sumário e na capa.
Na hora de fazer a referência de um filme cinematográfico na monografia, é importante ter em mente que alguns elementos são essenciais, como título, diretor, produtor, local, produtora, data e especificação do suporte.
Se você precisa citar um vídeo do YouTube para um relatório ou outra coisa, marque o nome do vídeo, o nome do usuário, a data em que o vídeo foi postado, a URL do vídeo e a duração dele. Os requisitos específicos para citar vídeos do YouTube variam dependendo de que tipo de estilo de citação você usa. Este artigo mostra você a citar um vídeo do YouTube nos estilos APA, MLA e Chicago.
Uma das formas de fazer referência aos vídeos do Youtube de acordo com a ABNT é usar o estilo APA. Veja a seguir como fazer as devidas referências em artigos usando esta forma:
Atenção para alguns detalhes: o endereço do vídeo deve vir entre os sinais de menor e maior (“<” e “>”). No caso da citação do autor, é possível referenciar um nome em específico, mas o mais comum é referenciar o canal. Nesse caso, o nome fica em letras maiúsculas e não segue a regra “sobrenome, nome”, ou seja, é MUNDO CONECTADO e não “CONECTADO, Mundo”.
Hoje em dia, citar vídeos do Youtube em conteúdos acadêmicos é cada vez mais comum, mas, de modo geral, as monografias que mais usam este recurso costumam ser dos cursos de Filosofia, História e também os cursos dos tipos de ciências técnicas.
O uso de vídeos do YouTube como referência em trabalhos acadêmicos é uma realidade cada vez mais comum no dia a dia dos estudantes. Muita informação está disponível na rede social de vídeos do Google e eventualmente pode ser que você precise citar esse conteúdo.
Muitas pessoas até sentem vontade de usar vídeos no referencial teórico do TCC, mas acabam desistindo da ideia porque consideram complicada a tarefa de referenciar o conteúdo na lista de referências bibliográficas.
Você pode citar vídeos do Youtube quando esses foram relevantes para o desenvolvimento da sua pesquisa científica. É possível citar palestras, vlogs e filmes, por exemplo. Mas, lembre-se: já que existem vários tipos de conteúdos no Youtube, referencie apenas informações confiáveis.
Acontece que, nesse caso, há direitos autorais envolvidos. A pessoa que reproduz documentários, seriados ou mesmo aulas e palestras de terceiros comete pirataria. Ela pode ser banida da plataforma – e o vídeo, obviamente, também é retirado do ar.
O Via Carreira é um portal que fornece materiais informativos e educativos para estudantes, professores, acadêmicos e profissionais que já estão ou precisam voltar ao mercado de trabalho.
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p.
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do entrevistado. Título da entrevista. [Entrevista concedida a] Nome do Entrevistador. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p.
Quando há fala de personagem e do narrador na mesma frase: Nesse caso, usa-se o um travessão para iniciar a fala da personagem e outro para indicar que a fala se encerrou e que o narrador começará a se manifestar.
Resposta: Sim. Isso acontece quando o personagem é um figurante , que tem papel ilustrativo, sem relação com o enredo ou nenhum dos personagens.
O uso de nomes antes da fala em textos teatrais, tem a função de identificar a fala de cada personagem da história. Em textos teatrais, é esse recurso dos nomes que nos faz perceber quando a fala de um personagem é finalizada e quando é iniciada a fala de outro personagem.
Todas as obras citadas no texto devem ser listadas em ordem alfabética no final do manuscrito, abaixo do título “Referências”, com espaçamento simples e um “enter” entre as obras referenciadas, obedecendo ao seguinte formato: ALLISON, H. (1990). Kant's Theory of Freedom.