Em 1848, a Vila da Barra foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro, para receber em 1856 o nome de Manáos, em homenagem à nação indígena dos Manáos (Mãe dos Deuses), considerada o mais importante grupo étnico habitante da região, reconhecido historicamente pela sua coragem e valentia ...
O nome lembra a tribo indígena dos Manáos, que habitavam a região onde hoje é Manaus antes de serem extintos por conta da civilização portuguesa, e seu significado é “mãe dos deuses”.
O nome Amazonas é de origem indígena. Vem da palavra amassunu, que ruído das águas. Foi o capitão espanhol Francisco Orelhana quem batizou a região após descer o Rio Amazonas em 1541.
O nome atual começou a se formar em 1856, ano em que a cidade recebeu a denominação de Manáos, uma homenagem aos manaós, grupo indígena da região conhecido pela coragem e valentia. Hoje, Manaus, capital do Estado do Amazonas, tem cerca de dois milhões, 150 mil habitantes.
Para ajudar a catequizar os índios, os portugueses resolveram erguer uma capela, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição, que virou padroeira do lugar. A pequena povoação foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade.
Limita-se com os municípios de Presidente Figueiredo, Careiro, Iranduba, Rio Preto da Eva, Itacoatiara e Novo Airão. Manaus possui a quarta maior área urbana do país com 427 km², segundo dados da Embrapa divulgados em 2017. É a maior área urbana por município das regiões Norte e Nordeste.
Cidades
2.
Municípios
A imponente floresta amazônica ocupa praticamente toda a totalidade do maior estado brasileiro em extensão territorial, o Amazonas. Fazendo fronteira com Roraima, Pará, Acre, Mato Grosso e Rondônia no Brasil e com a Venezuela e Colômbia, possui 62 municípios, sendo sua principal cidade e capital, Manaus.
Na divisão político - administrativa o Amazonas possui 62 municípios com sede de sua capital, o município de Manaus com 52,25% da concentração populacional do estado. A área média de seus 62 municípios é de km², e o maior deles é Barcelos, com km² e o menor é Iranduba, com 2.
Constitui-se também na nona maior subdivisão mundial de países. Seu território é dividido em 62 municípios, número menor que os 75 de Sergipe, o menor estado brasileiro. Boa parte dos municípios amazonenses apresentam grandes áreas territoriais.
Lista completa de cidades: Amapá, em orderm alfabética
Lista
Geografia do Amazonas
Localizada na região Sul do Amazonas, Humaitá é um município de aproximadamente 50 mil habitantes, distando cerca de 600 km da capital do Estado do Amazonas, Manaus.
Amazonas (AM) O estado faz limites com o estado do Pará ao leste, Mato Grosso ao sudeste, Rondônia e Acre ao sul e sudoeste, Roraima ao norte; Venezuela ao norte, Colômbia a noroeste e Peru a oeste. As cidades mais populosas do estado são: Manaus, Parintins, Itacoatiara e Manacapuru.
Na agricultura são produzidos, entre outros, arroz, banana, laranja e mandioca. Outra fonte de renda é o turismo, uma vez que o Estado abriga uma das restritas áreas ainda preservadas no mundo, segundo a FGV (Fundação Getúlio Vargas), o ecoturismo é o segmento que mais cresce no Estado, cerca de 6% ao ano.