“O volume da caixa a ser construída é dado pela multiplicação da área da base pela altura, mais especificamente, V = (10-2x)*(10-2x)*x, em que x é o tamanho do lado do quadradinho cortado”.
Como calcular o volume de uma caixa d´água retangular
basta multiplicar altura x largura x comprimento. Assim: 0,5 x 1,5 x 2 = 1,5 m³.
A área da base (Ab) = (pi)*(diâmetro)²/4. A altura (H) é fácil, é só medir do fundo da cisterna até o maior nível que a água pode atingir. Se você usar as medidas em metros terá sua resposta em m³ e cada m³ equivale a 1000 litros.
Já as fossas em formato circular (redondas) é preciso um calculo diferenciado. Primeiro precisamos calcular a área do circulo da boca da fossa. Para isso é preciso medir a distância de um lado ao outro da mesma (o diâmetro) em seguida dividir esse valor por 2 para obter o valor do raio.
1º Traça-se um quadrado de medida conhecida; Em seguida faz-se a leitura desse quadrado três vezes e tira-se a média, em seguida faz-se a leitura da figura desejada.
Como medir a vazão de um poço artesiano? Para saber a vazão de um poço, é necessário realizar um teste de vazão automático, também chamado de teste de bombeamento ou produção. Esse teste dura 24 horas e registra o fluxo de água do poço, calculando o rebaixamento do seu nível.