Para medir o VO2 pode-se realizar o teste de ergoespirometria, também chamado de teste da capacidade pulmonar ou teste do esforço, que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica, com a pessoa usando uma máscara no rosto e com eletrodos colados no corpo.
O VO2 máximo também chamado de consumo máximo de oxigênio representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo. Na tradução, o VO2 seria a maior capacidade de oxigênio que uma pessoa consegue utilizar do ar inspirado enquanto faz um exercício físico aeróbico.
O índice determina a quantidade máxima que uma pessoa consegue consumir de oxigênio durante a atividade física. Quanto maior a captação de oxigênio pelo organismo, maior será a performance atlética. Por isso, o VO2 máx.
O teste de Cooper é um teste que tem como objetivo avaliar a capacidade cardiorrespiratória da pessoa através da análise da distância percorrida durante 12 minutos em uma corrida ou caminhada, sendo utilizado para avaliar o condicionamento físico da pessoa.
Quem deve fazer o teste de Cooper? Esse teste é realizado por esportistas e atletas que necessitam de um maior suporte para possíveis eventualidades durante as competições, mas pessoas fisicamente ativas também podem pedir que os seus educadores físicos orientem para a realização do teste.
Um estudo realizado ao longo de seis anos por pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, na Universidade da Califórnia, revelou que correr ajuda a perder peso mais rápido que caminhar, mas que ambas as atividades são igualmente saudáveis: ambas não dependem da intensidade do exercício, mas da quantidade ...
Dieta x Corrida: dicas essenciais para quem quer emagrecer correndo
Combinar as duas atividades é o mais eficiente na perda de peso, pois enquanto a corrida queima muitas calorias, o treino de força favorece a manutenção ou aumento da massa magra que irá elevar o metabolismo em repouso, resultando em maior gasto calórico diário.
Os suplementos alimentares mais indicados para correr incluem:
Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar. 10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.
São atividades possíveis de serem mantidas por períodos de 30 a 60 minutos, mas comece devagar, com 20 minutos e vá aumentando gradativamente. A frequência também é importante: todos os dias ou o máximo que puder.
Isto porque, se quiser perder, digamos, um quilo por semana, necessita de queimar mais de 500 calorias por dia. “Para fazer isso é provável que tenha que correr 45 minutos todos os dias da semana.
Correr durante 25 minutos todos os dias é uma estratégia altamente eficaz para queimar gordura abdominal. Assim como adotar uma alimentação de restrição calórica, pobre em gorduras e açúcares para que o corpo gaste a gordura acumulada em excesso.
Andar de bicicleta pode promover a queima de até 400 calorias por hora, além de também contribuir para o fortalecimento das pernas e dos músculos abdominais, o que ajuda na perda de peso e de gordura.