A norma regulamentadora nº 13 estabelece os requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores.
Quem precisa fazer o curso de NR 13 Engenheiros, técnicos e operadores de unidades de processo (vasos de pressão) envolvidos nas atividades de instalação, operação, manutenção e inspeção dos referidos equipamentos visando ao atendimento da Norma Regulamentadora NR-13.
A inspeção em caldeiras, compressores, vasos de pressão, autoclaves, boilers e tubulações juntamente com a emissão do laudo de NR13 somente poderá ser realizada por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Mecânico.
No caso específico do código ASME, Seção I, caldeiras com superfície de aquecimento superior a 47m2 devem possuir duas válvulas de segurança....As válvulas de segurança, mesmo que ajustadas para abertura na PMTA, deverão:
O Prontuário atualizado é um dos documentos obrigatórios que o estabelecimento, onde o vaso estiver instalado, deverá possuir. Ele é o registro de nascimento do vaso de pressão, e deverá ser fornecido pelo fabricante do equipamento no momento de sua aquisição.
A1. 1 Para efeito da NR13, é considerado operador de caldeira aquele que satisfizer uma das seguintes condições: a) possuir certificado de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras expedido por instituição competente e comprovação de prática profissional supervisionada conforme item A1.
Teste hidrostático é algo de suma responsabilidade e exige o acompanhamento contínuo de um engenheiro habilitado e experiente, pois é um teste destrutivo quando não se conhece os limites do sistema em teste. Quem define os valores de pressão (tensão) são os códigos sob os quais o vaso foi construído.
O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. Para realiza-lo, se utiliza um equipamento que preenche todo o sistema com líquido pressurizado.
O teste hidrostático de extintores deve ser realizado a cada 5 anos, em cilindros de alta e baixa pressão, conforme delimitações das normas NBR 12962, da ABNT e regulamentações do Inmetro.
Validade do Teste Hidrostático: as normas pedem que se faça um teste hidrostático nos cilindros de alta-pressão de 10 em 10 anos, para cilindros de oxigênio, argônio, nitrogênio, hélio, hidrogênio. A exceção ocorre para os cilindros de CO2 e Mistura para MIG, que são feitos os testes de 5 em 5 anos.