Em todas as calculadoras de peso próprio, foi utilizado o peso especifico do concreto armado (2500 kg/m^3)....P.P. = p x V (kg/m^3)
A massa específica do concreto depende de vários fatores como o traço utilizado, aditivos, entre outros. A NBR 6118:2003 estabelece que a massa varia de 2000 Kg/m³ a 2800 Kg/m³, sendo 2400 Kg/m³ o valor mais usual. Desta forma, pode-se considerar que um metro cúbico de concreto tem 2400 Kg.
Não há segredos para entender como calcular o metro cúbico. Mas há algumas regras. Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L. O resultado, será a metragem cúbica da área designada.
Para calcular a área das fôrmas vamos primeiro calcular a área de cada lateral:
A medição oficial para madeira.
Comunidade da Construção - Estrutura de Concreto - Fôrmas - aquisição. As peças de madeira usadas na construção civil são comercialmente fornecidas em forma de pontaletes, sarrafos, tábuas e vigas. No Brasil, as espécimes mais utilizadas são as madeiras serradas de pinho e pinus.
Semelhantemente ao fator de forma, o volume de uma árvore, com ou sem casca, pode ser obtido multiplicando-se o volume de um cilindro pelo quociente de forma médio ( ), apropriado para a espécie e para o volume que se deseja estimar.
Para a fórmula por mim apresentada, todas as unidades devem ser em metros, tanto da altura comercial como do diâmetro a altura do peito. Vejamos então pela minha fórmula o caso do exemplo da árvore de 3,5 m³ da página 16: V = 3,1416 x (DAP)² x 1/4 x H x 0,7 (fator de forma) x 0,9 (fator de aproveitamento).
O volume de uma árvore (real), com ou sem casca, pode ser estimado multiplicando-se o volume do cilindro, definido pelo DAP e pela altura da árvore, por um fator de forma médio com ou sem casca, apropriado para a espécie. A única medida direta do volume é aquela obtida pela cubagem rigorosa.