Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê. No continente africano é conhecido como akara, e especificamente no norte da Nigéria é também chamado de kosai. No Gana, por sua vez, a iguaria é mais conhecida como koose.
O QUE É O ACARAJÉ Segundo o antropólogo Vivaldo da Costa Lima, o acarajé, bolinho de feijão frito em azeite de dendê, foi introduzido no Brasil, especificamente na Bahia, através dos escravos de etnia nagô, das regiões iorubás da Nigéria e do atual Benin, então Daomé.
Resposta. O vatapá e o acarajé foram trazidos pelos africanos até o Brasil.
Uma deliciosa mistura que, consumida com moderação, pode trazer benefícios à saúde. Mas é bom não exagerar e ficar atento às combinações pesadas e ao modo de preparo. Para a nutricionista do Hapvida em Salvador, Luciana Silva de Araújo, é possível comer acarajé sem descuidar do corpo e da saúde.
Na opinião de Elaine Michele, “o que faz o acarajé ser perfeito é um bom feijão fradinho, massa bem batida e crocância ao morder sua casquinha. Acompanhado de pouca pimenta e camarão, é claro”.
Ingredientes
Os dados a seguir se referem ao abará completo, 66,89 g%, 6,01 g%, 9,0 g%, 15,77 g%, 2,33 g% e valor calórico 168,12 g%, respectivamente para os parâmetros umidade, proteínas, lipídios, carboidratos cinzas e calorias.
Significado de Abará substantivo masculino [Brasil] Bolinho enrolado em folha de bananeira e feito com massa de feijão, temperado com pimenta e azeite-de-dendê.
O Abará é um bolinho de feijão-fradinho moído cozido em banho-maria embrulhado em folha de bananeira. Também é um prato típico da culinária baiana. É feito com a mesma massa que o acarajé: a diferença é que o abará é cozido e o acarajé é frito.
É um prato típico da culinária baiana. O abara surgiu nas senzalas quando os escravos negros começaram a aproveitar os restos de feijão e criar o delicioso bolinho de feijão-macaça preparado com azeite-de-dendê, envolvido em folha de bananeira e cozido em banho-maria.
Modo de Preparo
Enrole a massa reservada na palha de bananeira cobrindo todo o conteúdo; Coloque a massa enrolada na palha em panelas, cubra completamente com água e deixe ferver. Para verificar o cozimento, fure um abará com uma faca e, se ela sair limpa, está pronto!