Todo esse cálculo pode ser feito aplicando a fórmula do WACC: WACC = Ke x We + Kd x Wd, na qual: Ke = custo do capital próprio. Kd = custo do capital de terceiros.
O cálculo se resume a encontrar a proporção de capitais próprios e alheios no total do ativo, a taxa de custo do capital alheio, a taxa de custo do capital próprio e a taxa efetiva de imposto. O custo do capital próprio (Re) pode ser um pouco mais difícil de ser calculado.
O custo médio ponderado do capital (CMPC) (Weighted Average Cost of Capital ou WACC em inglês) é uma taxa que mede a remuneração requerida sobre o capital investido em uma determinada empresa ou entidade com fins lucrativos. Essa taxa mede também o custo de oportunidade dos investidores ou credores do negócio.
Por exemplo: O custo do capital próprio da empresa XYZ é de 12% e o custo de capital de terceiros é de 18%. Na estrutura de capital os pesos são, respectivamente 70% e 30. Fazendo a média ponderada, temos o resultado do Custo Médio Ponderado de Capital: CMPC= (12*0,70) + (18*0,30) = 13,8%.
Para se achar o percentual desse capital, basta dividir o Patrimônio Líquido pelo Passivo Total. CAPITAL DE TERCEIROS também é bem sugestivo. É aquele que não é próprio, ou seja, de pessoas externas à entidade: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar etc.
Custo de oportunidade em investimentos Para determinar o custo de oportunidade é possível considerar a taxa de rentabilidade do investimento que deixou de ser feito, para calcular o seu valor atualizado. Quanto maior a taxa de rentabilidade do outro investimento, menor é o valor do investimento em questão.