Área do tetraedro regular Considerando que o tetraedro regular é formado por quatro triângulos equiláteros, devemos calcular a sua área total, multiplicando por 4 a expressão que calcula a área de um triângulo equilátero.
O tetraedro regular é uma pirâmide regular que possui 4 faces congruentes e no formato de triângulos equiláteros. É fácil perceber que a área de um total do tetraedro regular é quatro vezes a área de uma face, ou seja, a área total de um tetraedro regular é o quadruplo da área de um triângulo equilátero de lado a.
tetraedro é dado por VT=Abh6, onde Ab é a área da base e h é a altura. Como a área da base é um triângulo determinado pelos vetores →AB e →AC, Ab=|→AB×→AC|2.
Consideremos um tetraedro regular de aresta a. As faces do tetraedro são triângulos eqüiláteros de lado a. O apótema ap do tetraedro é a altura h do triângulo eqüilátero de lado a.
O tetraedro regular é um sólido platónico, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas....
Se o ponto situado em l for levado para o extremo esquerdo do segmento, então os quatro triângulos formam a planificação de um tetraedro regular (vista em perspectiva); se for levado para o extremo direito do segmento, então os quatro triângulos formam um tetraedro regular.
Para calcular o volume de um tetraedro regular multiplicamos a aresta ao cubo por raiz de dois e dividimos por doze.
pentágonos
Os nomes dos poliedros convexos dependem do número de faces: