Vitaminas são elementos indispensáveis à vida
As vitaminas são moléculas orgânicas menores que ajudam a regular o metabolismo celular e são encontradas em muitos alimentos . As vitaminas, classificadas como lipossolúveis ou hidrossolúveis, são partes de enzimas ou de outras substâncias orgânicas, essenciais ao funcionamento celular normal.
Vitaminas são essenciais na transformação de energia, mesmo que não sejam fontes: elas agem em diferentes sistemas e auxiliam nas respostas imunológicas do organismo, protegendo-o.
Seu principal papel é regular os processos químicos fundamentais do corpo,por isso se diz que sua função é reguladora.
Os sais minerais são substâncias inorgânicas essenciais para o funcionamento adequado do nosso organismo. Eles estão presentes como eletrólitos nos líquidos corporais, como componentes de enzimas e hormônios e como componentes estruturais de alguns órgãos, tais como ossos e dentina nos dentes.
Os sais minerais no organismo humano desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida. A saúde do ser humano está relacionada com as mais variadas substâncias químicas, como proteínas, carboidratos, vitaminas, lipídios, sais minerais etc.
Cada mineral presente no organismo desempenha uma função específica, como mostrado a seguir:
Um vegetal não se desenvolve normalmente se não obtiver os nutrientes que são necessários para o seu crescimento. Os elementos minerais essenciais são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel.
Actualmente conhecem-se centenas de elementos minerais, mas 21 são considerados essenciais: cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, magnésio, ferro, zinco, selénio, manganésio, cobre, iodo, molibdénio, cobalto, crómio, flúor, vanádio, níquel, estanho e silício.
O diagnóstico da falta de cálcio no corpo é feito através de um exame de sangue convencional, no entanto, para saber se os ossos estão fracos, é necessário a realização de um exame que se chama de densitometria óssea.
Como confirmar o diagnóstico O diagnóstico de hipercalcemia pode ser confirmado através do exame de sangue, que detecta os valores de cálcio total acima de 10,5mg/dl ou do cálcio iônico acima de 5,3mg/dl, a depender do laboratório realizado.