A escala cartográfica
Basicamente existem dois tipos de escalas ou duas formas de representação da escala: escala gráfica e escala numérica. Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real.
A escala é uma forma de representação que mantém as proporções das medidas lineares do objeto representado. Em desenho técnico, a escala indica a relação do tamanho do desenho da peça com o tamanho real da peça. A escala permite representar, no papel, peças de qualquer tamanho real.
Significado de Escala Relação entre as dimensões de um desenho, um mapa e o objeto representado. Série de divisões traçadas num instrumento de medição: escala termométrica.
Fornecem dados importes sobre organização do espaço e as mudanças que ocorrem durante os anos e pelos mapas descobrimos as paisagem, vegetação, clima e rios. Os mapas são fontes de comunicações, podemos medir distâncias, ver a localização.
Registros que mostram que eles existiam na Grécia antiga e no Império Romano, entre outras civilizações da Antiguidade. Os primeiros eram feitos de madeira, esculpidos ou pintados, ou desenhados sobre a pele de animais. hoje em dia existem vários tipos de mapas:tem de papel,em telemóveis etc...
Júnia Ferreira Furtado explica como foi construído, no século 18, o mapa que delineou as fronteiras do país.
Resposta: Na Suméria. Seu objetivo de representação era representar um estado, em uma pequena tábua de argila.