Em uma transformação química ocorre quando uma substância ou grupo de substâncias é convertida em outra ou em outras substâncias, assim as transformações químicas podem ser representadas através das equações químicas. ... A equação química ajuda a visualizar mais facilmente reagentes e produtos.
Transformações químicas por ação da luz Nesse processo, a água e o dióxido de carbono do ar, através da luz, são transformados em oxigênio e glicose. Por meio da luz ultravioleta o oxigênio é transformado em ozônio, um outro tipo de elemento químico.
No caso das transformações químicas, algumas são reversíveis. Um exemplo: se uma determinada reação química estiver em equilíbrio químico (simbolizada por ⇔, já viu?) então ela é reversível. Isso quer dizer que ele pode se decompor em água + gás carbônico, assim como eu posso reverter isso formando novamente o ácido.
Tem mais depois da publicidade ;) - PROCESSO IRREVERSÍVEL é aquele em que um sistema, uma vez atingido o estado final de equilíbrio, não retorna ao estado inicial ou a quaisquer estados intermediários sem a ação de agentes externos.
É importante que concluam que quando um material sofre uma mudança, de maneira em que não é possível voltar ao seu aspecto inicial, recebe o nome de mudança irreversível. As mudanças em que os materiais voltam ao seu aspecto inicial, são chamadas de reversíveis.
O mofo do pão é uma transformação natural que é irreversível, pois o mofo é um fungo que se alimenta dos nutrientes do pão, assim transformando a matéria de uma forma que não é possessível de voltar ao seu estado original.
Uma transformação reversível é aquela que tem a possibilidade de reverter, ou seja, mudar/desfazer aquela transformação que já foi realizada. E a transformação irreversível é aquela que não tem possibilidade de desfazer a transformação.
Os processos irreversíveis ocorrem sempre num só sentido, sendo por isso fácil reconhecer a ordem temporal com que acontecem. Exemplo de um processo reversível: Compressão lenta de um gás de modo a que, em cada instante, o sistema permaneça em equilíbrio termodinâmico.
Um sistema que passa por um processo irreversível não está impedido de retornar ao seu estado inicial. No entanto se o sistema retornar ao estado inicial não será possível fazer o mesmo com sua vizinhança. Alguns efeitos que tornam os processos irreversíveis. Transferência de calor com diferença finita de temperatura.
Os processos reversíveis são importantes porque a energia cedida pelo sistema à vizinhança, por trabalho, numa expansão adiabática, é máxima quando o processo é reversível e inversamente, a energia recebida pelo sistema, por trabalho, da vizinhança, numa compressão adiabática, é mínima quando o processo é reversível.