Portanto, pode-se definir federalismo como sendo a forma de organização do Estado em que os entes federados são dotados de autonomia política, administrativa, tributária e financeira e se aliam na criação de um governo central por meio de um pacto federativo.
Para alguns especialistas, o Brasil é um Estado federalista com fortes características de Estado unitário, sobretudo pela centralização de poder em torno do governo central e a ínfima autonomia que os estados da federação e municípios possuem.
O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.
Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república. Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal.
Atualmente, o Brasil é dividido em 26 estados e o Distrito Federal, ao todo são 27 unidades federativas.
Esta seção apresenta informações sobre as 27 unidades federativas, sendo 26 estados e um distrito federal.
Os estados do Brasil também são chamados de unidades federativas e ocupam as cinco regiões brasileiras: região Norte, região Nordeste, região Centro-Oeste, região Sudeste e região Sul. São 26 estados e o Distrito Federal, que funciona como a capital do país. A atual divisão político-administrativa brasileira é de 1988.
Roraima é o estado
Minas Gerais vem em seguida com 21,3 milhões de habitantes, e o Rio de Janeiro, com 17,4 milhões de habitantes. Os cinco estados menos populosos somam cerca de 5,7 milhões de pessoas: Roraima, Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia, todos na região norte.
Serra da Saudade (MG) é o município brasileiro com menor população (776 habitantes), seguido por Borá (SP), com 838 habitantes, Araguainha (MT), com 946 habitantes, e Engenho Velho (RS), com 982 habitantes.
O estado segue à frente do ranking populacional na região, seguido pelo Amazonas (4.
Pará é o estado mais populoso do NORTE e Acre é o menos populoso na região.
Entre os estados integrantes da Região, o mais populoso é o Pará, com 7.
A região Norte do Brasil é a menos povoada porque está muito distante dos centros que ocorreram os processo de industrialização do país, que são identificados como Sudeste, especificamente as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.
É fator natural que dificultou a ocupação da região Norte ao longo da História do Brasil: Clima muito frio e seco.
Resposta: O fato da maior parte da população brasileira estar concentrada no litoral tem a ver, antes de tudo, com o processo de colonização dos portugueses. Quando chegaram em nosso país os portugueses fundaram fortes e cidades ao longo do litoral, pois isso facilitava a proteção do território contra invasões.
Existe uma maior concentração populacional brasileira no seu litoral pelo fato de que historicamente antes mesmo da colonização já havia grande concentração de tribos indígenas em todo o litoral brasileiro, sendo que com a colonização, o desenvolvimento das cidades deu-se também nos litorais, principalmente no Nordeste ...
Resposta. Resposta: duas das maiores concentrações da região Norte :é o Pará e o Amazonas.
A baixa densidade demográfica na Região norte deve-se a alguns fatores,entre eles: