Como usar o Índice Sinapi
Para iniciar o cálculo do preço, o ideal é começar com o custo unitário do produto, isto é, quanto você pagou pela unidade. Essa conta é simples, é só dividir o valor pago pelo número de itens que vieram no pacote. Um exemplo: um lote com 100 canecas custa 1,3 mil reais.
Para isso, divida o custo total pelo número de unidades produzidas. Agora determine os custo variáveis totais, a partir da soma de todos os gastos variáveis. Agora divida os custos variáveis totais pelo número de produtos produzidos, para descobrir o custo variável médio.
O Custo Total é a soma de todos custos, sejam eles fixos ou variáveis, que uma empresa tem. É preciso pensar em todo o tipo de gasto feito pela empresa, em todos os âmbitos, sejam eles ínfimos ou não.
Podemos ter o administrativo, o comercial, as vendas e a produção como centros de custo que separariam bem cada uma das áreas que geram despesas para a empresa. Porém, a produção pode ser separada por projetos: roupeiros, mesas de jantar e sofás.
O controle de custos pode ser entendido como o “processo de monitoramento do status de um projeto usado para a atualização do orçamento e a promoção de alterações na base de custos” (PMI, 2008). Buscar limitar os custos esperados a níveis aceitáveis. ...
2 Nomenclatura: Custo - gastos consumidos na fabricação do produto de venda; Despesa – gastos consumidos nas atividades administrativas; Matéria-prima (MP) – elemento material principal do produto; Materiais consumidos: no processo e produto: Diretos (MD) – materiais consumidos no produto; Indiretos (MI) – gastos ...