Contemplando o teu vulto sagrado, Compreendemos o nosso dever; E o Brasil, por seus filhos amado, Poderoso e feliz há de ser.
Francisco Braga
Olavo Bilac
Selo Nacional É usado para autenticar os atos de governo e bem assim os diplomas e certificados expedidos pelos estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos.
Do Selo Nacional I - Desenham-se 2 (duas) circunferências concêntricas, havendo entre os seus raios a proporção de 3 (três) para 4 (quatro). II - A colocação das estrelas, da faixa e da legenda Ordem e Progresso no círculo interior obedecerá às mesmas regras estabelecidas para a feitura da Bandeira Nacional.
Em síntese, o selo foi criado no governo de Marechal Deodoro da Fonseca. Além disso, ao redor da esfera está escrito “República Federativa do Brasil“, e no meio, existe uma faixa branca com o lema nacional positivista: “Ordem e Progresso“, representando um dos símbolos nacionais.
Brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.
Dois ramos de cafeeiro, folhados e frutados ao natural. Latim: "NON DUCOR DUCO" ("Não sou conduzido, conduzo"), no listel de goles. O Brasão da cidade de São Paulo é o símbolo de São Paulo, município do estado do São Paulo, Brasil.