Então é uma patologia predominantemente cirúrgica, na qual é feito um acesso no local da lesão e feito a sutura do tendão com uma técnica apropriada. No pós cirúrgico mantemos uma imobilização sem carga do membro por 2 semanas.
Dependendo da natureza e do grau de severidade da lesão, as formas de tratamento vão desde a indicação de anti-inflamatórios até a imobilização do membro afetado, passando por sessões de fisioterapia, mas em primeiro lugar é preciso repouso.
O tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos. Os tendões são estruturas fibrosas, com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações.
Os principais tendões ao redor do ombro são o bíceps – origina-se no ombro e seu prolongamento forma o famoso bíceps do braço – e o manguito rotador.
Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.