Os produtos perigosos são classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em nove classes de riscos e respectivas subclasses, conforme apresentado na Tabela 1. Explosivos 1.
As principais vias de exposição são a inalatória, a via pele-cutânea e a ingestão. Lembrando que a principal é a respiratória, em que os Limites de Exposição Ocupacional oferecem proteção.
Nos casos de intoxicação por ingestão: Não provocar vômito. Não oferecer água, leite ou qualquer outro líquido. Encaminhar, com urgência, para serviço médico (pronto socorro ou hospital).
São formas de apresentação dos agentes químicos, EXCETO:
Segurança e Saúde no Trabalho São riscos químicos de um ambiente de trabalho, EXCETO: a) Fumos.
Caso estas medidas não sejam suficientes, as relativas ao trabalhador devem ser aplicadas. São medidas de controle relativas ao trabalhador, EXCETO: A) Limpeza e desinfecção, ventilação e sinalização. B) Informação sobre os riscos de exposição ao agente biológico.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é um dos programas de segurança e saúde do trabalho que deve ser adotado por qualquer tipo de estabelecimento que admita trabalhadores em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e deve ser elaborado visando à preservação da saúde e da integridade dos ...
Os agentes de risco que devem estar presentes no PPRA são os agentes químicos,físicos e biológicos. Podendo ser analisado também os riscos ergonômicos e riscos mecânicos(de acidente).
9.
A NR 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e da implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Segundo a NR-9, podemos definir como nível de ação: 9.
O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador.
O PPRA é desenvolvido a partir da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Ele deve ser desenvolvido especialmente por pessoas que tenham conhecimento em higiene ocupacional em conjunto com os trabalhadores.