Verificou-se que o glifosate foi eficiente no contro- le químico de assa-peixe, apenas quando aplicado na parte aérea da planta, em pulverização foliar a 2, 3 e 4 %, não diferindo do padrão nessa modalidade de aplicação.
No liquidificador bater 5 limões, 1 litro de água, 3 folhas de boldo-brasileiro, 4 folhas de pitanga e açúcar a gosto.
MODO DE CULTIVO E REGA: Erva que gosta de sol. Regar 3x por semana quando quente/seco e 2 por semana quando frio/úmido. Precisa de solo rico em nutrientes, fértil e bem drenado. Planta que atinge até 50cm de altura.
O boldo é uma planta muito usada em todo o mundo na medicina popular como remédio contra má digestão e doenças no fígado. É frequentemente indicada para pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em grande quantidade.
Mantenha o solo bem úmido apenas no início Então mantenha o solo bem úmido até o enraizamento - que leva alguns meses em regiões onde o inverno é ameno e cerca de um ano onde é frio. Deixe a muda em viveiro até o seu transplante para um solo areno-argiloso, bem drenado e com pH neutro ou pouco alcalino.
Retire as folhas inferiores e plante em um vaso ou recipiente com uma mistura de uma parte de substrato para mudas para uma parte de areia, deixando enraizar por algumas semanas e depois pode plantar em local definitivo. O sinal que enraizou é a planta começar a gerar novos brotos.
Para cultivar seu próprio açafrão, você precisará de um pedaço do rizoma da planta (a raiz gorda ou o tubérculo) com gemas (olhos). Se você optar por plantar o açafrão em vasos, escolha um modelo grande, de boca bem aberta, com profundidade de cerca de 50 cm, porque a planta precisa de espaço para se espalhar.
Solo. As roseiras precisam de solos com boa drenagem, e de preferência solos argilosos, férteis, com pH entre 6,5 a 7.
Como cuidar de uma roseira Regue pelo menos uma vez por semana, preferencialmente no sol do meio dia, assim as raízes aproveitarão a água e a terra secará rapidamente. Evite encharcamentos ou água acumulada. Iluminação: as roseiras devem ser cultivadas em sol pleno.
Por ser um fertilizante completo, com macronutrientes e micronutrientes, FORTH Rosa do Deserto favorece a genética da planta no momento da formação das flores, que assim, terão cores e formas na sua máxima expressão.
Peguei um palito de dentes, fui em uma rosa que eu tinha aqui, e retirei o pólen de dentro da flor e passei para a outra, para tentar. Eu refiz esse processo várias vezes na rosa do deserto, teve uma hora que deu certo e saiu a vagem. Agora tudo quanto é planta que eu vejo, eu vou lá e tento polinizar”, conta Lídia.
Quando a antera amadurece, ela libera esses grãos. Eles, se entrarem em outro local da flor, chamado estigma, vão até o ovário da flor, fecundando-o. Depois da fecundação, a flor sofre algumas modificações, transformando suas partes em fruto e semente. Esse encontro entre o pólen e o ovário é chamado de polinização.
Na manhã do dia seguinte, as flores são desensacadas e, com o auxílio de um pincel, o pólen é colocado no estigma da flor, e, em seguida, a flor é novamente ensacada para evitar a interferência de agentes externos.”