A esclerose múltipla (EM) é uma enfermidade autoimune que afeta o sistema nervoso central (cérebro) e medula espinhal por uma falha do sistema imunológico, que confunde células saudáveis com invasoras. O corpo as ataca provocando danos ao corroer a bainha de mielina, camada protetora que envolve os nervos.
Uma doença desmielinizante é qualquer doença do sistema nervoso na qual a bainha de mielina dos neurônios é danificada. Isso prejudica a condução de sinais nos nervos afetados, causando prejuízos na sensação, movimento, cognição e outras funções dependendo dos nervos envolvidos.
Denominamos de miopatias todas as desordens musculares que são restritas ao músculo sem nenhum problema estrutural envolvendo o nervo periférico. Suas causas podem ser genéticas ou não. Normalmente os portadores dessas doenças não sabem que a possui.
Terapia medicamentosa Os corticosteroides são os medicamentos mais utilizados em diferentes tipos de miopatia. Eles são capazes de retardar o progresso da doença, diminuir a inflamação e otimizar a movimentação dos membros.
As Miopatias Inflamatórias são um grupo vasto de doenças que resultam de lesão muscular mediada pelo próprio sistema imunológico, com expressões clínicas diferentes.