Adjetivos pátrios
Adjetivos pátrios dos estados e capitais brasileiras
Verificado por especialistas A formação dos gentílicos é realizada, comumente, da seguinte forma: início do nome do lugar (por exemplo, uma cidade, um país, um estado, ao qual a pessoa nasceu) mais um sufixo (uma terminação pré-definida). Por exemplo: quem nasce no Brasil é chamado de brasileiro.
Carioca vem do tupi e significa “casa de branco”. Refere-se à cidade do Rio de Janeiro. Quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense, que vem do latim flumine (=rio) mais o sufixo -ense (=natural). É por isso que água de rio é água fluvial.
Quem nasce ou reside na cidade de Rio de Janeiro é chamado de Carioca. O estado Rio de Janeiro possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sudeste do Brasil. A capital do Estado Rio de Janeiro é Rio de Janeiro. Quem nasce ou mora no Estado Rio de Janeiro é chamado de Fluminense.
O indivíduo que nasce na capital do Rio de Janeiro é chamado de carioca, mas quem nasce no estado do Rio de Janeiro, sem ser da capital, é chamado de fluminense.
O termo carioca vem de duas palavras tupi: kara'iwa (homem branco) e oka (casa), que, juntas, significam “casa do homem branco”. Os índios passaram a usar a expressão logo depois da fundação do Rio de Janeiro para se referir à cidade.
Quem nasce em Niterói é niteroiense. Fluminenses são todos aqueles que nascem no ESTADO do Rio de Janeiro, inclusive os cariocas.
Resposta: Explicação: Não. Porque só é carioca, quem nasce na CIDADE do RIO DE JANEIRO.