A CLT fala, no artigo 37, que a cada seis dias trabalhados efetivamente, o empregado tem um dia de folga. Portanto, se o seu colaborador viajou a serviço, ficou uma semana fora à disposição da empresa e não teve um dia de folga, a organização descumpriu a legislação.
O exame demissional consiste em um exame clínico feito por empresas especializadas em Medicina do Trabalho para verificar a saúde ocupacional do profissional, sendo necessário que ele seja realizado até a data da homologação do contrato desse profissional, para que haja a rescisão do contrato de trabalho.
Os exames médicos periódicos são fundamentais para avaliação do estado de saúde dos trabalhadores, e tem como um dos objetivos orientá-los quanto aos níveis dos fatores de risco, sejam eles físicos, químicos, biológicos ou ergonômicos, a que estão expostos em seus ambientes laborais.
Exame Periódico. O Exame Periódico é realizado em prazos pré-determinados pelo Médico Coordenador do PCMSO, em todos os funcionários da empresa empregadora, de acordo com os riscos ocupacionais aos quais eles estão expostos.
Além de proteger a saúde e a integridade do trabalhador, o exame periódico também é um um fator de proteção legal para as organizações. Dessa forma, eles ajudam a empresa identificar qual é o impacto que os fatores de risco (físicos, químicos, biológicos e ergonômicos) têm sobre a saúde dos funcionários.
Falaremos detalhadamente sobre cada um deles a seguir.
Assim, o exame médico demissional é feito obrigatoriamente até a data de homologação (confirmação da demissão), caso o último exame periódico tenha sido realizado há mais de: 135 dias, para empresas de grau de risco 1 e 2; 90 dias, para empresas de grau de risco 3 e 4.
O exame médico periódico é um instrumento legal que tem como objetivo assegurar a saúde e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Ele é fundamental para os profissionais seguirem bem suas jornadas de trabalho e para as empresas saberem como anda a saúde do seu corpo de funcionários.
Todo trabalhador deve submeter-se aos exames médicos ocupacionais, sendo estes obrigatórios na admissão, na demissão e periodicamente, sendo facultativos ao empregado doméstico. A principal finalidade do exame admissional é verificar o estado de saúde do trabalhador ao entrar na empresa.
Periódico. Realizados de acordo com as normas da empresa, os exames periódicos acontecem com intervalos pré-determinados. Para trabalhadores entre 18 e 45 anos, eles são realizados a cada dois anos. Já para menores de 18 e maiores de 45, o exame periódico é anual.
A medicina do trabalho tem um papel muito importante dentro das organizações. Por meio dela é possível, além de seguir corretamente a legislação e evitar problemas trabalhistas futuros, identificar quais são os principais fatores de risco e evitar que os funcionários adoeçam em virtude de seu trabalho.
Qual a importância da área de saúde e segurança do trabalho? A área de saúde e segurança do trabalho (SST) é responsável pelo bem-estar físico e mental do trabalhador. Afinal, é a responsável pela manipulação ou exposição a agentes físicos, químicos, biológicos ou situações de risco de acidentes.
Uma das responsabilidades do médico do trabalho é a realização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que estabelece uma série de definições quanto a saúde e a segurança do trabalhador, os exames que devem ser realizados, cronogramas, relatórios e uma série de análises dentro de um planejamento ...
A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.
Ao mesmo tempo em que a Saúde Ocupacional se preocupa com o pré e o durante, a Saúde do Trabalhador está presente para certificar que o funcionário que, por algum motivo se adoeceu ou se machucou durante a função de trabalho, receba o tratamento adequado e todas as garantias para que volte a trabalhar em perfeitas ...
SAÚDE OCUPACIONAL :é uma área de saúde que cuida da saúde do trabalhador ,especialmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho.
Enquanto a Segurança tem como objetivo garantir a integridade física e a preservação da vida dos trabalhadores, a Medicina busca preservar a saúde e a qualidade de vida deles.
Ela consegue garantir conforto no ambiente e evitar doenças por esforço ou movimentos repetitivos, tais como problemas na coluna devido à má postura de colaboradores que passam horas sentados ou em profissionais que carregam peso de forma incorreta, por exemplo.
Podemos entender por saúde assistencial toda ação interna que tem como objetivo ajudar os colaboradores a terem mais saúde de forma geral. Essa assistência ocorre de diversas formas, mas todas são voltadas a incentivar o estilo de vida mais saudável, fortalecendo corpo e mente do trabalhador.