A Secretaria da Fazenda e Planejamento informou que as PcD física severa ou profunda, cujo veículo necessite de adaptação, continuam a ter direito à isenção de IPVA, bem como autistas e as pessoas com deficiência física, visual e mental, severa ou profunda, não condutoras.
Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins isentam o IPVA 2021 para carros fabricados em 2006 ou anos anteriores (15 anos ou mais).
O pagamento parcelado do IPVA 2021 está dividido em três parcelas. A primeira parcela aconteceu entre os dias 21 de janeiro e 3 de fevereiro, conforme o número final da placa do veículo. O prazo de vencimento da segunda parcela ocorre entre os dias 22 de fevereiro e 4 de março.
Os proprietários de veículos com placa final 0 têm até esta quinta (25) para efetuar o pagamento à vista, sem desconto, do IPVA 2021. Para os contribuintes que optaram pelo parcelamento do tributo, o prazo de recolhimento da segunda cota também vence nesta quinta-feira.
IPVA ES 2021 A cota única ou a primeira parcela do IPVA ES de veículos leves vencerá em abril de 2021, seja qual for o final da placa. Já o calendário de vencimentos de veículos pesados terá início no mês de março (placas com final 1 ou 2).
Para gerar o boleto de pagamento, é só escolher a opção “Pagar IPVA”. Para gerar o DAE é preciso informar o chassi do veículo, ou o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e da placa. Se optar por acessar o site, o motorista deve ir no menu IPVA e, depois, expandir a aba “Imposto”.
O contribuinte deve acessar o portal do Detran de sua cidade e se direcionar até a parte de tributos e pagamentos. Nela é preciso fornecer o número da placa do veículo e também do Renavam. Na sequência, solicite a emissão de uma nova guia de pagamento, escolha a quantidade das parcelas e selecione a opção para emissão.