normalmente o horario do uso da olanzapina é a noite. Pois é uma medicação que leva a sonolencia. Porém o médico pode prescreve-la de manha. o ideal é ver na receita o horario indicado.
Os principais efeitos colaterais da olanzapina incluem sonolência, aumento de peso, tonturas, fraqueza, inquietação motora, aumento do apetite, inchaços, diminuição da pressão arterial, marcha anormal, incontinência urinária, pneumonia ou prisão de ventre.
Ação esperada de Olanzapina Este medicamento é classificado como antipsicótico e que age no Sistema Nervoso Central, propiciando a melhora dos sintomas em pacientes com esquizofrenia e outros transtornos mentais (psicoses), e dos episódios maníacos (euforia) e mistos do transtorno afetivo bipolar.
Sintomas de descontinuação da Olanzapina são os seguintes: Tontura, cefaléia, mal estar, discinesia tardia, alteração do sono e do trato gastrointestinal, insônia, vertigem, ansiedade, impaciência, excitação, alteração do humor, euforia, alteração do apetite, entre outros.
Astenia (fraqueza), pirexia (febre), fadiga (cansaço), constipação (prisão de ventre), boca seca, aumento do apetite, edema periférico (inchaço), artralgia (dor nas articulações), acatisia (inquietação motora), tontura, elevação de TGO e/ou TGP (enzimas do fígado), aumento da fosfatase alcalina (enzima presente ...
Dose inicial: 5 a 10 mg/dia, VO, 1x/dia. Dose máxima: 20mg/dia, VO. Cefaleia, sonolência, insônia, agitação, nervosismo, hostilidade, vertigem, tremor, tontura, reação extrapiramidal, fadiga, fraqueza.
Com dieta adequada e, se possível, exercícios físicos, é possível perder peso mesmo tomando olanzapina.
A olanzapina pode provocar aumento de apetite e levar ao ganho de peso. Normalmente o aumento da fome é percebido poucas horas depois de se tomar a medicação. Por isso é importante manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos!
Antidepressivos atípicos, não costumam ter um efeito direto sobre o peso, porém, ao ajudar no controle de comportamentos compulsivos, podem aumentar a disciplina do paciente na dieta e na prática de exercícios físicos. Isso pode contribuir para o emagrecimento a médio e longo prazo.