Treinar bíceps todos os dias ou quase isso pode reduzir seus ganhos musculares. O ideal é que você faça dois ou, no máximo, três treinos desse grupo na semana. Mas vale ressaltar que a recuperação varia de acordo com sua dieta e fatores individuais, e são esses fatores que devem pautar a frequência do seu treino.
Frequência mínima Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.
Ele explica que o recomendável é que você treine um grupo muscular de duas a três vezes por semana, mas que é possível ajustar à realidade de cada um. O personal ainda ressalta que, nos casos em que as pessoas vão para academia durante dias seguidos, é preciso variar o treino.
O ideal é montar um treino com uma programação como peitoral na segunda-feira, costas na terça, ombros na quarta, pernas na quinta e bíceps e tríceps na sexta – o treino ABC também uma boa forma de evitar este problema.
Portanto, o ideal é ter algo em torno de uma frequência semanal de 2 a 3 vezes para cada grupo muscular por semana. E o trabalho para hipertrofia deve variar de 9 a 15 séries por semana para cada músculo. Então, nessas 3 vezes, é preciso fazer esse total na semana.
· Momento do Aquecimento O intervalo ideal entre o final do aquecimento e o inicio da atividade é de 5 a 10 minutos. O efeito do aquecimento perdura de 20 a 30 minutos. Após 45 minutos temperatura corporal já retomou sua temperatura de repouso.