Boa capacidade para se comunicar com as pessoas e comprometimento pela saúde de sua comunidade, fazendo a vigilância tanto da população quanto de suas casas, comércios e terrenos.
9º-A da Lei nº 11.
Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.
Microárea de risco, f. Lugar, setor ou situação, no território da comunidade, onde existe algum tipo de perigo para a saúde das pessoas que moram ali.
Microárea – Corresponde ao espaço geográfico delimitado onde residem até 750 pessoas e que corresponde à área de atuação de um Agente Comunitário de Saúde (ACS).
Áreas de risco são regiões onde é recomendada a não construção de casas ou instalações, pois são muito expostas a desastres naturais, como desabamentos e inundações. Essas regiões vem crescendo constantemente nos últimos 10 anos, principalmente devido à própria ação humana.
A área de abrangência geográfica do produto indica em que locais a Operadora possui rede credenciada, referenciada ou própria para atendimentos aos beneficiários para as coberturas previstas no produto.
O que é área de abrangência geográfica? É a área em que a operadora de plano de saúde se compromete a garantir todas as coberturas de assistência à saúde contratadas pelo beneficiário.
A unidade de Saúde da Família deve trabalhar com a definição de um território de abrangência, que significa a área sob sua responsabilidade. Uma unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes de profissionais, dependendo do número de famílias a ela vinculadas.
A adscrição da clientela refere-se ao novo vínculo que se estabelece de modo permanente entre os grupos sociais, as equipes e as unidades de saúde.
Valorização dos diversos saberes e práticas na perspectiva de uma abordagem integral e resolutiva, possibilitando a criação de vínculos de confiança com ética, compromisso e respeito; Promoção e estímulo à participação da comunidade no controle social, no planejamento, na execução e na avaliação das ações; e.
Cada equipe de saúde deve ser composta de no mínimo: um médico generalista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e quatro agentes comunitários de saúde. Outros profissionais, como dentistas, assistentes sociais, psicólogos, entre outros, podem ser incorporados às equipes ou formar equipes de apoio.
Programa Saúde da Família (PSF) Os enfermeiros supervisionam o trabalho do ACS e do Auxiliar de Enfermagem, realizam consultas na unidade de saúde, bem como assistem às pessoas que necessitam de cuidados de enfermagem, no domicílio.
Como funcionam as Unidades de Saúde da Família? O funcionamento das Unidades Saúde da Família (USF) se dá pela atuação de uma ou mais equipes de profissionais que devem se responsabilizar pela atenção à saúde da população, vinculada a um determinado território.
A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território adstrito e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realizade local e das necessidades de sua população.