O Príncipe Regente D. João VI, pressionado de uma lado por franceses e russos, e de outro pelos ingleses, decidiu se retirar para o Brasil, com a Família Real e o núcleo da administração portuguesa em dezessete navios com 15 mil pessoas.
Entre os motivos que levaram a Família Real Portuguesa a deixar a Europa para viver no Brasil, basicamente temos a Invasão Napoleônica da Península Ibérica como o principal, visto que o Reino de Portugal havia negado-se a assinar o Bloqueio Continental, o que despertava a ira de Napoleão Bonaparte.
Resposta: A transferência da corte portuguesa para o Brasil estava relacionada com os eventos que aconteciam na Europa durante o período napoleônico. O imperador da França, Napoleão Bonaparte, determinou o Bloqueio Continental em 1806, que proibia as nações europeias de comercializar com a Inglaterra.
O Príncipe regente D. João VI, a sua mãe Dona Maria I e toda a corte portuguesa com o apoio da Inglaterra, transferiram-se para o Brasil em aproximadamente 34 embarcações. ... Os navios portugueses chegaram ao Brasil à costa da Bahia a 18 de janeiro de 1808 e foram recebidos em meio a muita festa.
Resposta. Resposta(☞゚∀゚)☞Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo dentre outros.