Significado de Sorvedouro substantivo masculino Redemoinho no mar ou no rio, que leva para o fundo o que nele cai; voragem. Abismo, precipício.
Em anatomia, a região ventral é a face anterior ou inferior de uma estrutura anatômica. A maioria dos animais metazoários apresentam algum tipo de diferenciação entre duas faces do corpo e orientam a sua posição de acordo com essas duas partes: a parte dorsal e a parte ventral (de "ventre", que significa abdómen).
Decúbito é um termo médico que se refere à posição da pessoa que está deitada, não necessariamente dormindo. ... Decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) Decúbito ventral ou prona (pessoa que deita de bruços) Decúbito lateral (esquerdo ou direito)
e) Cranial: na direção da parte superior do corpo. f) Caudal : na direção da parte inferior do corpo. g) Ventral : na direção da frente do corpo. h) Dorsal: na direção das costas (traseiro).
Usamos os termos direcionais de anatomia....Termos Direcionais.
Essas divisões podem ser definidas por ossos (caixa craniana), músculos e membranas (cavidade abdominal), ossos e músculos (caixa torácica).
Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal).
PLANOS SECCIONAIS É como se uma serra cortasse o corpo em determinadas direções. Plano Sagital Plano Frontal ou Coronal Plano Transversal ou Horizontal Plano Sagital O plano sagital passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda. ... É também chamado plano horizontal.
Os planos de tangenciamento foram desenvolvidos para localizar diversas estruturas corporais, descrevendo a posição de uma estrutura em relação à outra, minimizando a possibilidade de erros ao localizá-la, sendo portanto, muito importante para todos os profissionais da saúde.
Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos imaginários tangentes à sua superfície, formando um sólido geométrico do tipo paralelepípedo. ... Dois verticais, sendo, um tangente ao ventre, nomeado de plano ventral ou anterior e outro ao dorso, nomeado de plano dorsal ou posterior.
Planos de delimitação Para realizar a descriçao ou o corte de um animal são atribuídos alguns nomes para suas partes, isso é chamado de plano de delimitação. O animal é colocado na posição anatômica dentro de um cubo. Esses planos são estruturas imaginárias que passam rente ao seu corpo.
Os três planos anatómicos do corpo: sagital, transversal e frontal.
Sendo assim, os planos de delimitação se diferem dos de secção pois um delimita as estruturas corporais externamente e o outro faz “cortes” para delimitação de estruturas internas, podendo existir a comparação entre duas estruturas.
Na anatomia humana, o termo variação anatômica se refere a uma estrutura anatômica não-patológica que é diferente do que é observado na maioria das pessoas. a estrutura e a arquitetura ou características morfológicas dos animais não são padronizadas,ocorre uma variação.
Variações anatômicas são diferenças morfológicas entre elementos que compõem um grupo humano. Pode ser externamente ou em qualquer sistema do organismo sem que traga prejuízo funcional ao indivíduo.
Diante do exposto, podemos definir variação anatômica como sendo toda diferença morfológica que não acarreta transtorno funcional. Um outro exemplo mostra a figura 6: Dois estômagos que são diferentes quanto à forma. Vê-se claramente que o estômago a é alongado enquanto que o estômago bé curto.
As variações são individuais e são decorrentes dos seguintes fatores, como idade, sexo, raça, biótipo e evolução. Estes são, em conjunto, denominados fatores gerais de variação anatômica.
Qualquer alteração na sequência do DNA, com incidência de menos de 1% na população, é considerada uma mutação. Como exemplos de variações anatômicas na espécie humana, o palestrante citou a Polidactilia, que consiste em um ser possuir um sexto dedo no pé ou na mão.
Anomalias cromossômicas são alterações genéticas causadas por diversos fatores, conhecidos ou desconhecidos. O material genético das células é onde estão armazenadas as informações referentes a todo processo de sobrevivência de um organismo, como o desenvolvimento e a reprodução.
O indivíduo é classificado como normolíneo quando o ângulo é igual a 90 graus; brevilíneo quando é maior do que 90 graus, e longilíneo quando é menor do que 90 graus9.
No biótipo normolíneo, a distância que vai do púbis até a sola do pé descalço é exatamente igual à distância que vai do púbis até a cabeça. Já no biótipo longilíneo encontramos uma distância púbis-pé maior do que o púbis-vértice. O brevilíneo pode ter uma estatura média normal.
Significado de Brevilíneo adjetivo Diz-se do indivíduo cujo corpo é mais baixo e largo do que o padrão normal. Que possui fios ou linhas de tamanho ou dimensão curta. substantivo masculino O indivíduo assim constituído.
Que tem uma constituição intermédia entre o brevilíneo e o longilíneo.
Anomalia. É uma alteração morfológica, que difere do normal, trazendo prejuízo a função, porém é compatível com a vida. Ex: ter uma dedo a mais na mão, fenda palatina, irmãos siameses, etc…
Normal, para o anatomista, é o estatisticamente mais comum, ou seja, o que é encontrado na maioria dos casos. Variação anatômica é qualquer fuga do padrão sem prejuízo da função.
As anomalias estruturais podem ser divididas em quatro categorias: malformação, ruptura, deformação e displasia. A malformação acontece devido a um defeito intrínseco tecidual que tem origem durante o desenvolvimento dos tecidos ou quando o órgao é afetado, resultando em alterações persistentes.