Condução térmica ou simplesmente condução é um processo de transferência de calor que ocorre no interior de sólidos, em razão de uma diferença de temperatura. ... Esse fenômeno acontece em todas as substâncias, independentemente do seu estado físico, apesar de mais frequente em sólidos.
A condução transiente ocorre principalmente quando um sólido experimenta uma mudança repentina em seu ambiente térmico, por exemplo, nos processos de tratamento térmico.
A rolha para fechamento da garrafa é geralmente oca e feita de borracha ou plástico, que oferecem bom isolamento térmico. Não existem isolantes perfeitos, há sempre alguma perda de calor através da tampa, por melhor que seja o isolante térmico utilizado.
Para isso nela é utilizado tres componentes importantes :a transmiçao por convicçao, conduçao e radiaçao. A transmissao por convicçao o calor pode escapar pelo movimento do gás através de algum orifício, no caso a boca da garrafa.
A propagação de energia térmica se efetua por três modos diferentes: condução, convecção e radiação. ... A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa.
Já a tampa da garrafa térmica deve deixar a boca bem fechada, com a finalidade de evitar a transmissão de calor por convecção.
A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa. Desta maneira, a temperatura no interior da garrafa é mantida por algumas horas.
A garrafa térmica foi inventada para impedir a propagação do calor por convecção, radiação ou condução. São constituídas de paredes duplas, tendo vácuo entre elas. Assim, evita-se a transmissão de calor por condução ou convecção.