O Número ONU é um código composto por quatro dígitos e usado para identificar materiais e artigos perigosos (por exemplo, explosivos, itens inflamáveis ou substâncias tóxicas) de acordo com as Recomendações da ONU sobre o transporte de mercadorias perigosas.
O número ONU é um número de série determinado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para identificar produtos químicos e/ou que oferecem perigo à vida. Ele é composto por quatro dígitos e fica na parte de baixo do painel laranja (o painel de segurança). É como se fosse o RG de um produto perigoso.
Classe 2 – Gases Subclasse 2.
São considerados produtos perigosos para o transporte terrestre quaisquer produtos que tenham potencial de causar dano ou apresentar risco à saúde, segurança e meio ambiente, classificados conforme os critérios estabelecidos na Resolução ANTT nº. 5232/16 e no Manual de Ensaios e Critérios publicado pela ONU.
O curso MOPP é uma especialização para os motoristas que realizam o transporte de produtos perigosos. O treinamento tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de transporte deste tipo de material.
Elas são divididas em 9 grandes grupos, mas totalizam 15 subcategorias, veja quais são e exemplos de cada tipo.
São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.
Cargas perigosas são quaisquer cargas que, por serem explosivas, como os gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes, possam representar riscos aos trabalhadores, as instalações físicas e ao meio ambiente em geral.
Para ser considerado transporte de carga perigosa, basta qualquer tipo de carga ser transportada de forma inadequada, mal acondicionada, etc. Já transporte de produtos perigosos é aquele que representa risco para a saúde de pessoas, para a segurança pública ou para o meio ambiente.
Contudo, vale ressaltar que alguns documentos são necessários nesse tipo de atividade. Assim, tenha sempre em mãos o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), o Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e o certificado de realização do Curso de Movimentação de Produtos Perigosos (MOPP).
No transporte de mercadoria, os modais mais utilizados são: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário, aéreo e o multimodal. Vamos conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma delas, lembrando que o importante é adaptar o tipo de transporte ao tipo de carga que deseja transportar.
Conheça os 5 principais modais de transporte de carga no Brasil
Dentre estes modais, qual é o mais caro?
Alto valor agregado: É o modal de transporte mais caro em relação às outras opções. Devido o alto custo dos insumos (combustível e depreciação das peças). Torna-se o modal mais oneroso. O valor é cobrado de acordo com as dimensões e peso, sendo mais vantajoso para pequenas encomendas.