A maioria dos frutos e dos vegetais, quando é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. ... A ação dessa enzima, em várias frutas e vegetais in natura, acarreta perdas econômicas consideráveis, além de diminuição da qualidade nutritiva e alterações do sabor.
Quando a maioria das frutas é amassada, cortada ou triturada, rapidamente se torna escura. Esta descoloração é chamada de escurecimento enzimático, e é oriunda de reações catalisadas por uma enzima conhecida como polifenol oxidase (PPO), presente nessas frutas.
Ao cortarmos uma fruta, podemos observar que à medida que o tempo passa ela começa a escurecer. Isso acontece porque a polpa da fruta possui substâncias chamadas polifenóis, substâncias que são antioxidantes.
A pêra e a banana também passam por esse processo. Uma forma de evitar, ou pelo menos atrasar a mudança de cor, é colocar suco de frutas cítricas, como o limão ou a laranja, na maçã cortada. Esses sucos se combinam com o ferro e, com isso, ele não reage com as enzimas e o oxigênio.
Água e suco de limão Basta pingar algumas gotinhas de limão sobre a parte cortada da maçã. “Simples assim, TudoGostoso!?” — Sim! O limão possui ácido cítrico, que funciona como um potente antioxidante natural. Ao entrar em contato com a maçã, o limão neutraliza a ação da oxidação, impedindo que a maçã escureça.
Comer fruta oxidada não apresenta um risco para a saúde humana, em princípio. De todos os modos, são reduzidas as propriedades benéficas que fruta traz para a saúde. Por isso, é imprescindível aplicar bons métodos de conservação para atrasar este processo.