O tema da obra é a fidelidade ao amor de infância. ... A união dos filhos ganhava, pois, conotações de negócio indissolúvel, tratado com a seriedade dos adultos pensantes, conseqüência clara do amor arrebatador dos jovens; vemos também referência à escravidão embora sem grande relevo.
Joaquim Manuel de Macedo
O Romantismo é um movimento estético e cultural que predominou no Ocidente durante o final do século XVIII e início do século XIX. No Brasil, a escola romântica teve como principais autores, entre outros, José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
A produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil. A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".
O romance de Manuel Antônio de Almeida, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro. A história se passa no começo do século XIX, ocasião em que a família real portuguesa se refugiou no Brasil.
São todas características da primeira geração do Romantismo brasileiro, exceto: a) ( ) valorização do elemento indígena, visto como herói nacional. b) ( ) exagero pelo subjetivismo e emocionalismo.