Enquanto o RH tem relação com a parte humana da empresa, o departamento pessoal cuida da burocracia que envolve os colaboradores. ... Além disso, o DP também é responsável por representar a empresa em ações trabalhistas movidas por funcionários ou ex-funcionários.
O departamento pessoal é imprescindível para o bom funcionamento da empresa sabendo que é responsável pela organização e manutenção do arquivo que contém toda a documentação, expedida durante a realização das rotinas, exigidas pelo governo.
Quais são os benefícios do departamento pessoal para a empresa?
O Departamento Pessoal é a base de toda a estrutura organizacional da empresa. Tem a responsabilidade de lidar com as legislações trabalhistas e gerenciar todas as tarefas burocráticas que envolvem os colaboradores. ... Além de agilizar os processos burocráticos, o DP também os torna mais eficientes.
O clima organizacional é um retrato da realidade da empresa e influencia na produtividade. ... Por isso, é importante medir aspectos do trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que trabalham na sua empresa e que influenciam na motivação e no comportamento das pessoas.
O RH é o suprimento que possibilita ao chefe tomar decisões acertadas. ... O setor de recursos humanos busca facilitar e ajudar no desempenho das organizações através das pessoas, a análise e desenvolvimento de profissionais nas organizações é de grande importância para o crescimento no mercado.
5 dicas para melhorar clima organizacional
A pesquisa permite demonstrar a preocupação em relação a opinião dos colaboradores e após sua aplicação serão desenvolvidos planos de ações. Recomenda-se que seja feita ao menos uma vez ao ano, possibilitando aos colaboradores a percepção das mudanças que ocorrem a cada ano.
O investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) é uma das chaves para se alcançar a inovação e o desenvolvimento econômico. Com novos produtos e processos, a sociedade maximiza sua capacidade tecnológica, aumenta sua produtividade e, portanto, o crescimento econômico.
Espaço organizacional é, na maioria das vezes, considerado contexto e reduzido à dimensão física, e, por vezes, tomado como objeto composto de múltiplas e imbricadas dimensões e escalas.
A estrutura do espaço geográfico, isto é, a organização do espaço humanizado, para ser compreendida e analisada requer conhecimento das várias atividades econômicas desenvolvidas pelos setores sociais, das políticas governamentais e dos movimentos sociais.