Higiene do trabalho é um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
A segurança do trabalho abrange todas as técnicas e práticas para preservação da qualidade de vida dos trabalhadores, enquanto a higiene ocupacional se ocupa da análise e controle dos possíveis riscos ocupacionais do ambiente de trabalho.
Os objetivos são: a saúde, a segurança e o conforto do trabalhador.
A higiene ocupacional atua de modo a evitar a ocorrência de possíveis doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, adquiridas quando o trabalhador é exposto a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem a devida proteção contra o risco envolvido.
A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
As condições que influenciam a higiene no trabalho são o tempo ( horas extras, tipo de jornada, ...), ambiente de trabalho (físico e psicológico )e social ( status).
Os principais itens do programa de higiene no trabalho estão relacionados com:
No entanto, a obra que de fato marcou o surgimento da segurança do trabalho no contexto mundial foi escrita apenas em 1713, pelo estudioso Bernardino Ramazzini. Neste livro, intitulado “As doenças dos trabalhadores“, o autor descreve várias doenças relacionadas a algumas profissões que existiam na época.
A CIPA tem origem no artigo 82 do Decreto-Lei 7.
A história da segurança do trabalho remonta dos idos de 1700, com a publicação, na Itália, pelo médico Bernardino Ramazzini do livro “As doenças dos trabalhadores”: ... Ramazzini é considerado o “pai” da Medicina do Trabalho, devido à repercussão mundial dessa obra.
A profissão de técnico em segurança do trabalho surgiu com a publicação da lei nº 7.
Bernardino Ramazzini
Todos esses itens nos mostram que o correto é Técnico “DE” Segurança do Trabalho. Todos os materiais consultados se referem ao profissional como Técnico de Segurança do Trabalho. Acreditamos sem sombra de dúvidas que Técnico “DE” seja o correto.
Função: Técnico de Segurança do Trabalho. Participam na elaboração e implementação da política de saúde e segurança no trabalho. Orientar e coordenar o sistema de segurança do trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção.