EQST

Qual O Prazo Para Produço De Provas?

Qual o prazo para produção de provas?

a) Especificação de Provas: O juiz proferirá um despacho para que as partes especifiquem as provas que pretendem produzir justificando-as (O prazo será fixado pelo juiz, não havendo será em 5 dias). b) Réplica: O autor terá o prazo de 15 dias para se manifestar sobre a contestação.

Qual o momento adequado para produção de prova documental pelo reclamante?

O momento para produção de prova documental é com a petição inicial, para o autor, e com a contestação, para o réu. A exceção encontra respaldo no artigo 397 do CPC/73, correspondente ao art.

Quais os meios de provas admitidas no processo do trabalho?

Assim, são meios de prova aqueles previstos em lei, trabalhista ou civil, processual ou material. Enumeremos esses meios de prova, que são o depoimento pessoal, testemunhas, documentos, perícias e inspeções judiciais. O depoimento das partes é um dos meios de prova do processo.

Como juntar provas contra empresa?

Justiça aceita gravações, fotos e e-mails como provas em processos trabalhistas. Lei que passou a valer neste mês autoriza cópia simples como prova. Segundo juízes e advogados, prova mais eficaz é a testemunhal.

O que é preciso para processar uma empresa?

Principais motivos que causam processos trabalhistas

  1. Cobrança de verbas rescisórias. ...
  2. Pagamento de Horas Extras. ...
  3. Adicional de atividades consideradas insalubres. ...
  4. Recolhimento de FGTS pode gerar processos trabalhistas. ...
  5. Indenização por danos morais.

É permitido gravar conversas no trabalho?

A gravação de conversa feita por um dos interlocutores sem o conhecimento do outro para fins de comprovação de direito não é ilícita e pode ser usada como prova em ação judicial. ... Ao examinar o caso, a Justiça do Trabalho considerou que a gravação feita pelo trabalhador é prova lícita.

Como processar o empregador?

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE PROCESSAR UMA EMPRESA

  1. AS CAUSAS MAIS COMUNS NOS PROCESSOS TRABALHISTAS. ...
  2. DIREITO TRABALHISTA DESRESPEITADO: COMO AGIR?
  3. TENTE UM ACORDO AMIGÁVEL. ...
  4. REÚNA O MÁXIMO DE PROVAS.
  5. CONTRATE UM ADVOGADO ESPECIALIZADO NA ÁREA TRABALHISTA.

Qual o valor da indenização por danos morais no trabalho?

A princípio, a Reforma Trabalhista estabelecia que a indenização devia ser vinculada ao salário do trabalhador que sofreu qualquer agressão moral e, de acordo com o grau do dano sofrido, o juiz poderia definir a indenização variando entre o valor de 3 a 50 vezes o último salário do empregado.

Como quantificar o dano moral no novo CPC?

O CPC/2015 prevê que o valor da causa na ação indenizatória, inclusive a fundada em dano moral, deve ser o valor pretendido pelo autor (art. 292, inc. V). Essa novidade, sutilmente incluída na Parte Geral do novo Código, tem provocado controvérsia.

Qual o artigo que fala sobre danos morais?

Art. 186, CC – “Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.