É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é má. Ex: Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau. Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem.
Mau é antônimo de "bom". Seu plural é "maus". Eles são maus (Plural). Perceba que não se escreve "Ele é mal".
As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis.
Segundo esta regra, retira-se o -l que está no fim da palavra e acrescenta-se -is. Por isso, méis, também pode ser o plural de mel (mel-> mé + is). As palavras pardal (pardais); papel (papéis); farol (faróis) e azul (azuis) são exemplos da formação do plural com esta regra.
A palavra tem origem no latim mellis, o que ajuda a entender a forma plural meles. O termo indica, segundo o dicionário Priberam, uma substância espessa e doce, amarelada ou acastanhada, produzido pelas abelhas a partir do néctar das flores e armazenado nos favos.
Significado de Mel substantivo masculino Substância viscosa e açucarada formada pelo néctar que as abelhas extraem das flores. [Figurado] Doçura, suavidade: sorriso de mel.
Significado de meu mel: Pessoa doce, bonita; expressão de tratamento carinhosa.
Aquilo que é doce, suave, que corre como mel.
4.
Significado de Pardal substantivo masculino Pequeno pássaro conirrostro, abundante tanto na cidade como nos campos.
– Radar Fixo: Conhecido também como pardal, esse tipo de radar não demanda que o agente de trânsito o opere, já que o mesmo fica instalado nas vias, normalmente em postes. Ao captar a velocidade do veiculo o radar fixo também registra uma imagem do veículo que estiver acima da velocidade permitida.
Como vimos, um radar é um dispositivo que emite ondas eletromagnéticas em curtos espaços de tempo que, ao se encontrar com um corpo, reflete-as criando o efeito Doppler, que mensura a distância e velocidade de um objeto.
Enquanto os radares fixos utilizam sensor inserido no pavimento que opera por eletromagnetismo, os radares móveis se valem de um dispositivo de detecção por ondas de rádio ou laser, aferindo a velocidade por meio do reflexo da onda sonora ou luminosa emitida na passagem do veículo.
As lombadas eletrônicas funcionam a partir de sensores, devidamente espaçados e colocados na via, que determinam a velocidade dos carros. ... Se essa velocidade for superior a um valor máximo estabelecido, o sistema faz uma imagem do carro e gera uma multa.
O que vale no seu caso é a tolerância de até 7 km/h . Ou seja: velocidade máxma para 40 km/h é 47 e para 60 km/h também é 67 km/h (7%, isto é, o percentual só é aplicável com a velocidade máxima permitida a partir de 100 Km/h).
Lombadas eletrônicas são bem mais chamativas que radares, sejam eles fixos ou móveis. Há duas torres com um marcador eletrônico, que mostra a velocidade do veículo no momento em que ele passa pelo local. Antes dela, há ainda avisos através da sinalização de trânsito.
As lombadas eletrônicas são o meio mais honesto de fiscalização de velocidade já que ficam em pontos estratégicos e de forma ostensiva. ... — É usada quando há necessidade da redução pontual de velocidade em um local crítico específico, como escola, hospital, área urbanizada, ou de trânsito de pedestres — explica.
Um quebra-molas ou lomba , também designado lombada ou ondulação transversal é uma rampa usada em ruas e rodovias para a redução da velocidade dos veículos, formada por asfalto ou concreto.
“Uma lombada eletrônica que multa custa R$ 150 mil.
Vamos para outro exemplo. Em uma lombada eletrônica que considere o limite em 110 km/h, a margem será de 117,7 km/h, isto é, 7% a mais. Então, quando um infrator recebe uma notificação porque passou a 61 km/h, quando o limite era de 60 km/h, na verdade ele passou a 68 km/h.
Qual a Tolerância do Radar de 50 km/h Para ser multado, a velocidade medida deve ser de 58 km/h. A infração é média quando a velocidade medida não ultrapassa os 67 km/h, grave quando fica entre 68 e 82 km/h e gravíssima quando é de 83 km/h ou mais.
O limite de tolerância no Brasil é de 7km/h. A regra vale para todos os tipos de via e para velocidade até 100 km/h. Acima dessa velocidade a tolerância é de 7%. Muitas vezes o infrator fica revoltado porque foi multado "por apenas 1 km/h a mais".