0,001 é o mesmo que 1.
Podemos afirmar que o pH de uma solução cuja concentração hidroxiliônica [OH-] é 1.
Como a concentração de íons já é conhecida, temos: Portanto, o pH dessa solução é 8, o que a caracteriza como básica, pois de acordo com a escala de pH essa solução tem seu pH acima do valor de neutralidade (pH =7), sendo assim,considerada uma solução básica.
Podemos afirmar que o pH de um refresco preparado com 20 ml de suco de limão e água suficiente para completar 200 ml é igual a 4.
O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hdrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. ... O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.
Antes de tudo, é preciso explicar: o termo pH significa “potencial de hidrogênio”, que é a medida dos íons de hidrogênio em uma solução específica. No nosso caso, essa “solução” refere-se aos fluidos e tecidos do nosso corpo. O pH adequado varia em todo o corpo por vários motivos.
O gás carbonico, como já sabemos é eliminado pela expiração na troca gasosa pelo oxigenio que acontece no pulmão, mas precisamente nos alvéolos. A redução da quantidade (ou da tensão parcial) do dióxido de carbono no sangue, altera o pH para o lado alcalino.