Carro, caju, cozinha e cupim. É tudo com "C", mas é um som parecido com "QUE" e "QUI", que a gente viu antes, não é? Essa é uma outra regrinha. Quando a gente tem a letra "C", e depois vem "A", "O" ou "U", tem esse som de carro, cozinha e cupim.
Lembrem-se de que a letra C pode ter som de /k/ e som de /s/, depende de com qual vogal será usada. O QU pode ter som de /k/ e som de /kw/. Essas sílabas com C ou QU podem estar no começo, no meio e no fim das palavras.
Resposta. Por causa da fonética! as duas formas tem o mesmo som /k/, porém tem uma variação de acordo com a vogal que se junta.
Viu que o som do "QU", quando é acompanhado de "I" e "E", fica "QUI" e "QUE". E o som do "C", quando acompanhado de "I" e "E", fica "CI" e "CE". Só que, quando o "C" vem acompanhado de "A", "O" ou "U", ele fica com o som mais parecido do "QU", ou seja, "CA", "CO", "CU".
Ela apresenta a sonoridades de SS e a seguinte forma: Ç. Nunca pode iniciar palavras e é usada sempre antes das vogais A, O e U. Junto às vogais E e I, usa-se apenas a letra C. Sua origem remete ao espanhol, em que um pequeno z (“ceda”, em espanhol) era colocado abaixo do C para dar-lhe som de S.
Fonema e letra Na língua escrita, representamos os fonemas por meio de sinais chamados letras. Portanto, letra é a representação gráfica do fonema. Na palavra sapo, por exemplo, a letra s representa o fonema /s/ (lê-se sê); já na palavra brasa, a letra s representa o fonema /z/ (lê-se zê).
CONTAGEM DE FONEMAS
o número de letras (6) não corresponde ao número de fonemas (5) já que a letra 'h' não representa nenhum som/fonema.
Vida: Tem quatro fonemas.