A escola como a instituição social responsável pela instrução formal dos indivíduos, especialmente pelo ensino da linguagem escrita, e, consequentemente, do letramento de seus alunos, também deve se responsabilizar pela formação digital de seus educandos, preparando-os para a interação com a cultura digital.
Letramentos digitais constituem formas diversas de prática social que emergem, evoluem, transformam-se em novas práticas e, em alguns casos, desaparecem, substituídas por outras. ... Essa discussão sobre o termo letramento digital é trazida aqui para situar o tema e mostrar a sua importância para a formação de professores.
Ajuda a aumentar o engajamento dos alunos Quando a escola consegue realmente integrar a tecnologia às suas práticas pedagógicas, é mais fácil engajar os estudantes. ... Além disso, a cultura digital possibilita a adoção da abordagem do ensino individualizado, que permite identificar dificuldades e pontos fortes dos alunos.
A interferência da cultura no desenvolvimento tecnológico A IA, assim como a robótica e outras tecnologias, buscam resolver questões importantes do nosso tempo. Com o desenvolvimento, questões ambientais e sociais estão cada vez mais no foco dessas ferramentas digitais.
O avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento global em diferentes aspectos. Precisamente, mudou a maneira como vivemos, iniciando um novo tipo de cultura, chamada de cultura digital. A transformação digital mudou diversos contextos da sociedade — educacionais, financeiros, organizacionais, entre outros.
A cibercultura é o que vivemos hoje e graças a ela é possível pagar contas, fazer inscrições para concurso ou vestibular, ler os principais veículos de comunicação, conversar com os amigos, programar uma viagem, votar, estudar, fazer a declaração do Imposto de Renda, tudo de forma digital.
A informação deve ser de fácil entendimento e comum aos indivíduos das sociedades tecnológicas do mundo. Velocidade, constante mutação e globalização, essas são as características que definem a cultura digital.”