A corrida espacial, iniciada em 1957, foi uma competição tecnológica, travada entre a União Soviética e os Estados Unidos pela conquista da órbita terrestre. O objetivo era desenvolver tecnologia que permitisse a construção da primeira aeronave espacial tripulada em órbita e a chegada à Lua.
Ao longo das décadas de 1950 e 1960, inúmeros acontecimentos marcantes se passaram, tais como, o envio de satélites artificiais para a órbita terrestre, o envio de seres vivos e depois seres humanos para o espaço e o grande marco da corrida espacial foi o envio de uma expedição tripulada para a Lua, em 1969.
No dia 12 de abril de 1961, a URSS venceu mais um episódio da corrida espacial ao colocar o primeiro homem no espaço sideral. O cosmonauta Yuri Gagarin tripulou a nave espacial Vostok I, que realizou um voo orbital de 108 minutos.
Uma das grandes marcas da Guerra Fria, a denominada Corrida Espacial ocorreu na segunda metade do século XX e foi uma disputa travada entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos, as duas superpotências da época, que visavam a supremacia na exploração e tecnologia espacial e envolveu esforços no lançamento de ...
Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica.
O espaço geográfico mundial no período da Guerra Fria (1945-1991) estava regionalizado em blocos de acordo com as condições socioeconômicas dos países integrantes e o sistema adotado por influência das superpotências. Desse modo, o mundo estava regionalizado em: a) Norte (Desenvolvidos) e Sul (subdesenvolvidos).
Introdução
O fim da Segunda Guerra Mundial viu os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Soviética emergirem como os vencedores primários. A importância da China e da França foi reconhecida pela sua inclusão (junto com "os três Grandes") no grupo de países com assentos permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os países lutaram como parceiros de uma das duas principais alianças: a do Eixo ou a dos Aliados. ... a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.
Inglaterra, França e Estados Unidos formaram o grupo dos “Aliados”; Alemanha, Itália e Japão formaram os países líderes do “Eixo”.