Essas são as 5 distribuições Linux mais indicadas para uso geral
Na data em que esse artigo foi escrito, o Linux Mint é a distro mais popular de acordo com o ranking do Distrowatch, posição que sustenta com grande vantagem em relação a segunda posição (Ubuntu) há um bom tempo.
Em comparação com o Windows, o Linux acaba sendo mais seguro, já que é um software que nem todo mundo usa. Já o Windows, como é mais usado, fica mais fácil de aparecer um vírus. Por isso, se você usar o Windows, a dica é instalar um antivírus, viu?
Abaixo, apenas alguns exemplos.
Distribuições Linux
ArchBang. A última distribuição desta lista é uma opção bem completa, que conta até mesmo com o já famoso ambiente gráfico Openbox. Diferente do Arch Linux tradicional, esta distro já vem praticamente pronta para uso e tem a sua instalação facilitada com uma interface gráfica.
Windows 10
Ter 4,4 GB (5,5 GB nas versões mais novas) de espaço disponível em disco: lembramos que este é o mínimo. Recomendamos pelo menos 20 GB; Estar conectado a uma fonte de energia: para quem está instalando o Ubuntu em um laptop, é possível instalar sem conectar a fonte.
15GB
A maneira mais simples de encontrar o espaço livre em disco no Linux é usar o comando df. O comando df significa "disk free", disco livre, e, obviamente, mostra o espaço livre e disponível em disco em sistemas Linux. Com a opção -h , mostra o espaço em disco em formato legível (MB e GB).
Como saber o espaço que meu Linux esta usando? Para saber o Espaço em Disco Usado há três ferramentas de linha de comando disponíveis: df, du, e NCDU. df – Exibe o uso de disco de sistemas de arquivos inteiros. du - Uso do espaço em disco de arquivos em um determinado caminho, ou todo o sistema.
Para saber o quanto do disco está sendo usado, utilizamos outro comando: df . Este retorna o espaço livre, ou ocupado, de cada partição no sistema. Da mesma forma que fazemos com o du , podemos especificar o diretório, assim, ele retorna somente a partição da qual esse diretório pertence.
Uma boa forma de ver como o sistema detectou os HDs instalados é usar (como root) o comando “fdisk -l”, que lista os HDs e as partições disponíveis.
Para verificar quais os maiores arquivos no diretório atual, podemos usar o comando:
Para saber o tamanho de arquivos ou diretórios de maneira sistemática e clara, você pode utilizar o comando "du" com as seguintes opções: $ du -ha (nome do arquivo) => para ver e listar o tamanho de todos os arquivos dentro do diretório ou subdiretório(s);