José do Egito foi o décimo primeiro filho de Jacó citado no antigo testamento, em Genesis 37. ... Na prisão, José continuou seus estudos sobre política ao mesmo tempo que ficou conhecido como intérprete de sonhos.
“E Israel amava José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores. Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. ...
José viveu muitos anos no Egito até sua morte com 110 anos, mas nunca se esqueceu da aliança de Deus com o povo de Israel. nos termos dessa aliança, a terra de Canaã, onde morava Jacó, seria dada a Abraão e seus descendentes.
Carregar ossos significa guardar uma aliança. José havia acertado com seu povo que não o deixassem no Egito. Ele tinha consciência de sua importância para aquele povo, poderia até ser sepultado como um Faraó, numa pirâmide, mas preferiu ver seu corpo sacolejar até ser sepultado na terra da promessa.
Efraim
Efraim
Jacó, pai de José, adotou os dois filhos de José, Manassés e Efraim, para que eles tivessem o mesmo direito que os próprios filhos de Jacó à sua herança (Gênesis 48:5). É considerado o fundador da tribo israelita de Efraim, uma das Doze Tribos de Israel. Jacó teria considerado Efraim acima de seu irmão mais velho.
Azenate
José é um homem preso à sua rotina, às suas obrigações, afogado em questões existenciais que o angustiam. Faz parte da máquina, das engrenagens do sistema, tem que continuar suas ações cotidianas, como um soldado nas suas batalhas diárias.
Efraim: Significa “frutífero”, “fértil” ou “aquele que multiplica”. ... Mencionado no livro de Gênesis, no Velho Testamento da Bíblia, Efraim é o filho mais novo de José, bem como irmão de Manassés. Além disso é o fundador de uma das doze tribos de Israel.
Em seu auge, o território ocupado pela tribo estava no centro de Canaã, a oeste da atual Jordânia, a sul do território de Manassés, e a norte da Tribo de Benjamim; a região que foi chamada posteriormente de Samaria (para distingui-la da Judeia e da Galileia) consistia em sua maior parte do território da Tribo de Efraim ...
Neste lugar específico foi por causa da idolatria, assim como quando Dã e Efraim perderam seus direitos como tribos por adorarem o bezerro de ouro. Todos que adorarem ídolos têm seus nomes removidos do Livro da Vida.
Os efraimitas eram sempre apanhados e executados, porque só conseguiam pronunciar sibboleth (consoante inicial igual ou parecida ao s de seta). ... É o caso de xibolete, cuja entrada nas referidas fontes carece de informação fonética, o que permite inferir que a palavra se pronuncia com e aberto.
Quando Josué conduziu os israelitas na terra de Canaã, os levitas foram a única tribo israelita que recebeu cidades, mas não foram autorizados a ser proprietários de terra "porque o Senhor Deus de Israel é sua herança" (Deuteronômio 18:2).
A tribo de Benjamim (em hebraico, בִּנְיָמִין, transl. Binyāmîn,"filho da felicidade") era uma das doze tribos de Israel. Recebeu o nome do filho mais novo de Jacó (Israel) e Raquel. ... Quando da divisão de Canaã, a tribo de Benjamim ficou com o território compreendido entre Efraim, ao norte, e Judá, ao sul.
Zebulom foi o décimo filho de Jacó e o sexto de sua primeira esposa, Lia, filha de Labão. Seu nome e o da tribo gerada por sua descendência, em hebraico, significa “casa exaltada” ou “honrada”. Era uma tribo numerosa na época da peregrinação dos hebreus pelo deserto rumo à Terra Prometida.