EQST

Qual O Direito Do Consumidor Quando O Preço Errado Na Prateleira?

Qual o direito do consumidor quando o preço errado na prateleira?

De acordo com o artigo 35 do CDC, se ao passar pelo caixa o valor cobrado for maior do que o que estava disponível na gôndola do supermercado, o consumidor deve “exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade”, ou seja, exigir que lhe seja cobrado o valor da prateleira.

Quando o preço está errado?

A Lei 10.962, em seu artigo 5° traz que no caso de divergência de preços, o consumidor deverá pagar menor valor. Quando acontecer esse tipo de situação o consumidor tem direito de exigir que o fornecedor cumpra com aquilo que foi vinculado, não havendo distinção se foi oferta ou apresentação publicitária.

O que fazer quando há divergência de preço ao passar a mercadoria no caixa?

Porém, se o cliente constatar a divergência do valor somente após finalizar a compra, ele deve procurar o estabelecimento comercial para que seja estornado o valor pago a mais.

Quais cuidados os comerciantes devem ter para evitar preços diferentes entre a gôndola e no sistema?

Manter os preços sempre atualizados entre a gôndola e o caixa é importante para que ninguém saia prejudicado, por isso o comerciante deve criar uma rotina de atualização e verificação dos preços.

O que significa divergência de preço?

Saiba quando a loja é obrigada a garantir o preço anunciado Trata-se da divergência no preço, que acontece quando o preço anunciado pela loja ou fixado na prateleira – ou no próprio produto –, ou ainda em um folder promocional não é o mesmo verificado no caixa na hora de efetuar o pagamento.

Como fazer errata de preço?

A errata deve ser divulgada nas mesmas proporções ocupadas pela oferta, para evitar qualquer expectativa de consumo pelo preço errado. Dessa forma, se a errata chegar ao conhecimento do consumidor antes da oferta ou simultaneamente a ela, deixa de haver obrigação de o consumidor cumprir o preço da oferta equivocada.

O que vale é o menor preço?

Um do Código de Defesa do Consumidor (CDC), outro da Lei 10.962 e o último do Decreto 5.903. Todos dizem que vale o menor preço que o cliente encontrar - tanto para as lojas físicas, quanto virtuais. ... “Nesse caso, também segundo o CDC, o consumidor não pode levar vantagem indevida por má fé”.

Qual a solução para o problema da divergência do preço dos produtos no PDV e panfleto promocional?

De acordo com o Código do Consumidor, se existem dois preços distintos na loja, o cliente deve pagar pelo menor — e exigir o cumprimento da oferta ou aceitar outro produto equivalente.

Como devemos organizar as gôndolas dos supermercados?

Como organizar as gôndolas do supermercado?
  1. Conheça seu espaço. ...
  2. Mostre os produtos certos. ...
  3. Organize os produtos de alto giro. ...
  4. Realoque os produtos para crianças. ...
  5. Mantenha o sentido direita-esquerda. ...
  6. Aplique a verticalização de produtos.

Como se faz uma errata?

A errata deve estar logo após a folha de rosto, sendo apresentada em papel avulso ou encartado, adicionada ao trabalho após impresso. A palavra “Errata” deve constar do topo da página, centralizada, com fonte Arial ou Times New Roman e tamanho 12.

Pode vender o mesmo produto com preços diferentes?

Havendo diferença em relação ao preço do produto em outro meio de comunicação no estabelecimento comercial, prevalecerá o menor preço. Em outras palavras, o consumidor pagará o menor valor quando houver divergência de preços entre a oferta e a cobrança, independentemente de qual preço for mais caro.

Quando tem dois preços no produto?

Caso haja dois preços registrados para uma mesma mercadoria, o consumidor pagará o menor deles. Outra informação importante: não há lei que garanta que, na ausência de preço, o produto pode ser levado de graça. Mas, se esse erro for frequente, a loja pode ser multada.

Como o empacotador deve proceder quando o preço de uma mercadoria diverge da gôndola para o PDV?

Se o cliente perceber a disprepância do valor somente depois de finalizar a compra, ele deve procurar o supermercado para que seja estornado o valor pago a mais.

Como organizar mercearia?

Principais maneiras de organizar os produtos nas gôndolas de supermercados:
  1. Organizar os produtos verticalmente, por produto;
  2. Ordenar os produtos em blocos, por marca;
  3. Dispor os produtos horizontalmente;
  4. Arrumar os produtos aleatoriamente.

O que fazer para ser um bom repositor?

Quais são as habilidades de um repositor de mercadorias?
  1. Ser ágil.
  2. Zelar pelo asseio próprio, dos produtos e ambiente.
  3. Saber trabalhar em equipe.
  4. Manusear equipamentos como empilhadeiras e escadas.
  5. Prestar atenção ao ambiente e às tarefas.
  6. Ser cuidadoso no desempenho de suas funções.
  7. Ser dinâmico.
  8. Ser honesto.

O que é errata exemplo?

Errata são correções feitas em materiais escritos, como livros, manuais ou obras científicas. ... Erratas podem estar presentes em editais de concursos, por exemplo, em monografias, teses etc. Para publicar uma errata, o autor deve seguir o padrão estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O que é colocado na errata?

Elemento opcional, a errata é acrescida ao trabalho depois de impresso a fim de indicar a correção de erros nele identificados. A referência do trabalho deve ser indicada na parte superior da errata em espaço simples e alinhada à esquerda; ... O título ERRATA deve estar centralizado e em negrito.