Resposta. A Alemanha já foi dividida entre Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental através da construção de um muro, o Muro de Berlim. A ordem de construção do muro foi dada em 13 de agosto de 1961 pelo lado oriental, visando impedir o tráfego de civis de um lado para o outro.
Nos dias que se seguiram, milhões de alemães orientais começaram a visitar o lado ocidental....
O Muro de Berlim foi um dos grandes símbolos da Guerra Fria e cercava Berlim Ocidental, isolando-a. O Muro foi construído em 1961 para conter o êxodo de pessoas que se mudavam para Berlim Ocidental. ... A queda do Muro aconteceu após o porta-voz do governo da Alemanha Oriental anunciar a abertura das fronteiras do país.
O Muro de Berlim, maior símbolo da Guerra Fria, nunca separou as Alemanhas. Ele nem sequer foi construído na fronteira entre os dois países. Ficava inteirinho na Alemanha Oriental, isolando a parte ocidental da cidade de Berlim. Na prática, formava uma ilha capitalista, cercada de regime comunista por todos os lados.
O Muro de Berlim foi construído, em 1961, como parte de uma decisão da Alemanha Oriental e da União Soviética para isolar Berlim Ocidental e impedir que a população da Alemanha Oriental mudasse-se para o outro lado. O muro simbolizou mundialmente a polarização que marcou o século XX durante a Guerra Fria.
O muro de Berlim foi criado para impedir a passagem das pessoas do lado oriental para o lado ocidental da cidade alemã. ... Seu objetivo era evitar as fugas de cidadãos alemães do lado oriental, controlado pela RDA (ou Alemanha Oriental), para o lado ocidental, controlado pela RFA (ou Alemanha Ocidental).