Símbolos, no sentido de figuras que representam alguma função a ser executada na música. Por exemplo, nas cifras existem símbolos em forma de letras como o C (dó), D (ré) e assim por diante. Na partitura acontece da mesma forma porém com outros elementos.
As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.
Os símbolos de música são representações gráficas das notas musicais, utilizados principalmente nas partituras, como forma de instruir os músicos e o maestro. Existem diversos símbolos musicais, sendo que estes se dividem principalmente entre claves, notas, acidentes e pausas.
) é uma alteração que diminui meio tom a uma nota musical. O símbolo afecta todas as notas que se lhe seguem no mesmo compasso ou até haver um bequadro (acidente que desfaz o efeito do sustenido ou do bemol), tornando a nota natural. ... O bemol pode também ser representado em Unicode '♭' (266D hexadecimal) .
A nota fá está presente na escala de dó sustenido mas com a altura fá sustenido. Fá natural não está presente por que toda escala apresenta 7 notas, mi sustenido então está presente representando a nota mi.
Note que entre o Mi e o Fá não existe um acidente. Da mesma maneira, a escala termina em Si, portanto, recomeçaria em Dó, o que significa que entre essas notas também não existe um sustenido ou bemol.
Sustenido e bemol são alterações (acidentes) que indicam a menor distância entre duas notas considerando a música ocidental....Veja alguns exemplos: