No imaginário popular, trabalhar com Turismo tem muito a ver com conhecer paisagens incríveis, visitar cenários históricos e viver com a mala feita. Afinal, esse é o profissional do lazer e das viagens! Porém, na prática, o mercado de trabalho do Turismo é um pouco mais complexo.
Lembra do número de estrangeiros que vieram ao Brasil em 2015 apresentados no início dessa matéria? A maioria deles vinha da Argentina, que ocupa o primeiro lugar, seguido de visitantes do Estados Unidos, Chile e Paraguai. Portanto, não é provável pensar em turismo para atender esse público sem a comunicação básica em outra língua. “O imprescindível para um aluno de turismo é ele ter um outro idioma. Ele precisa ter o inglês e o espanhol, no mínimo, para atuar com mais segurança na área”, destaca Amanda.
Quando alguém fala que trabalha com Turismo, a gente imagina que aquela pessoa vive viajando, descobrindo novos mundos, frequentando as praias mais bonitas do planeta e se hospedando nos melhores hotéis.
Quem ama viajar vai sempre se interessar pela área do turismo, mas antes de pensar em uma carreira nesse segmento, é preciso entender que há várias atuações possíveis que você pode escolher.
Falar mais de uma língua é indispensável para quem quiser se dar bem nesta profissão. Inglês é fundamental e o espanhol tem se tornado uma necessidade cada vez maior, dado que grande parte dos turistas que vêm ao Brasil são da América Latina.
Entenda as diferenças entre estes dois tipos de graduação, qual o perfil do profissional formado, como está o mercado de trabalho e onde estudar para ingressar na carreira de Turismo!
De acordo com o levantamento, o turismo no estado foi impulsionado sobretudo pelo aumento da receita nos ramos de transporte aéreo e rodoviário, em hotéis e em restaurantes e serviços de bufê. Assim, os segmentos de hotelaria e de Gastronomia e Empreendedorismo são muito fortes na região.
Diante desta leitura, você já conhece bem o mercado de trabalho do Turismo. Porém, antes de finalizar, vale a pena enfatizar a importância de marcar presença em eventos da área.
Quem deseja seguir carreira na área de Turismo deve gostar de lidar com pessoas e ter boa comunicação. É fundamental que este profissional tenha conhecimentos em outros idiomas, principalmente inglês e espanhol.
Curso a distância de Turismo ? se você se interessa em fazer um curso a distância em Turismo, deve observar as opções oferecidas em cada universidade. Tem de bacharelado, de tecnologia e até de licenciatura (para dar aulas). Ah, a instituição precisa oferecer polos de apoio presencial na sua cidade, já que o MEC exige uma certa frequência de encontros presenciais. O diploma de Turismo a distância obtido em faculdade reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial!
Mais de 6 milhões de estrangeiros desembarcaram no Brasil no ano de 2015 segundo dados do Ministério do Turismo divulgados em 2016. Esse número representa o potencial turístico internacional do país, sem contar com os brasileiros que realizam viagens turísticas intermunicipais e interestaduais.
Agência de viagens: Essa atuação é aquela mais administrativa, onde você vai atuar vendendo pacotes de viagens para os clientes, ofertando opções interessantes para quem procura.
No Brasil, há muitas potencialidades no setor turístico. O Anuário Estatístico de Turismo 2020, elaborado pelo Ministério do Turismo, mostra que, de 2015 a 2019, a demanda turística do Brasil teve como principais motivos o lazer, responsável por 54,3% das movimentações turísticas, e os negócios, eventos e convenções, que somam 15,4% das motivações.
Durante o curso o estudante entra em contato com disciplinas de línguas estrangeiras e se possuir o objetivo de trabalhar com o turismo internacional deve aprimorar-se na área. “Mas, se ele for, por exemplo, fazer recreação em festas, uma coisa mais regional e local, ele não vai precisar do idioma”, contrapõe Amanda.
Na graduação, existem diversos cursos relacionados ao setor turístico. Hoje em dia, há muita oferta de tecnólogos, que têm como vantagem a duração mais curta e o conteúdo altamente direcionado às necessidades práticas do mercado.
Pensando num plano de carreira, é interessante que você saiba por onde começar e principalmente se aquela atuação tem a ver com o seu perfil, afinal, não é apenas gostar de viajar, mas é também saber lidar com pessoas.
Então, se você quer trabalhar com turismo talvez esse seja o melhor momento para ingressar na área pois há oportunidades variadas e inúmeros setores, tanto para quem gosta de pôr o pé na estrada, quanto para quem prefere um trabalho mais administrativo ou comercial.
O estágio supervisionado é obrigatório para concluir o curso e, em geral, tem duração de dois semestres. Algumas universidades exigem ainda a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Além de todas essas opções, é possível focar no empreendedorismo e abrir o próprio negócio de consultoria, marketing ou agenciamento de Turismo.
A boa notícia é que o número de visitantes vem aumentando ao longo dos anos. A desvalorização do real frente ao dólar deve atrair ainda mais turistas. Ou seja: podemos esperar também um aumento no mercado de trabalho para os turismólogos no Brasil.
Ele pode atuar em diversas áreas, como ecoturismo, organizando roteiros ecológicos e guiar turistas, atuar na área de marketing, organizar eventos e viagens profissionais, entre outros. O salário do profissional formado em turismo é em média R$ 2000,00, de acordo com fontes do Conselho Federal de Administração.
O grande segredo está em começar os preparativos com o máximo de antecedência possível para encontrar as melhores condições de viagem. Tenha uma base do que é possível oferecer em seus roteiros para otimizar o trabalho. Assim, se torna mais simples ajustar as condições de acordo com as preferências dos grupos.
Foque no tipo de serviço que deseja oferecer, diversifique as opções aos seus clientes e saberá como ganhar dinheiro em uma agência de turismo. É necessário que os pacotes sejam atrativos e as opções sejam variadas, assim atrairá cada vez mais clientes, turistas interessados no melhor negócio do mundo, que é viajar.
10 dicas para vender passagens de excursão
COMO DIVULGAR SUA EXCURSÃO NA INTERNET O primeiro passo é criar um site da sua excursão e já começar a divulgar seu próximo passeio. Após criar o site da sua excursão, com o AppTicket você conta com as melhores funcionalidades para divulgar e vender parcelado sua excursão.
4 anos
Como é o curso? O Bacharelado em Turismo forma o profissional para a carreira de Turismólogo, profissão reconhecida por lei desde janeiro de 2012. ... Ocupa-se dos trâmites quanto a determinação de hotéis, roteiros de viagem, atividades administrativas em operadoras de turismo.
Sendo assim, estão ligados ao setor turístico hotéis, restaurantes, companhias aéreas, empresas de locação de carro, agências de viagem, museus, espaços de entretenimento, monumentos históricos, entre outros. Outro ponto importante é que nem todo turista faz uma viagem com objetivos de lazer.
O técnico de Guia de Turismo prepara o aluno para atuar no acompanhamento de grupos de pessoas em passeios, viagens e excursões, internacionais ou nacionais. O papel desse profissional é assessorar viajantes e visitantes. ... É o caso da formação de Guia de Turismo.
Trabalhar com turismo não significa apenas conhecer belas paisagens ou cenários históricos. A atividade exige muito gerenciamento, cuidado, planejamento e pesquisa. Para se dar bem nesse mercado será preciso investir bastante em estudos e pesquisas. O profissional de Turismo pode atuar em muitos ramos.
O turismólogo (sim, é estranho, mas é assim que chamamos o profissional de Turismo) planeja, organiza, divulga e promove viagens, passeios e outras atividades de negócios ou só de rolê mesmo.