A Guerra do Afeganistão começou em 1979, quando as tropas soviéticas invadiram o país para derrubar o presidente e lutar contra os rebeldes mujahidin. A Guerra do Afeganistão foi um conflito travado entre a União Soviética e as forças rebeldes afegãs conhecidas como mujahidin.
24 de dezembro de 1979 – 15 de fevereiro de 1989
O Afeganistão é um país ao meio de um enclave montanhoso, com planícies a norte e sudoeste, localizado no sul da Ásia ou na Ásia Central. Faz parte do Grande Oriente Médio no mundo islâmico e fica entre as latitudes 29 N e 39 N e longitudes 60 E e 75 E.
Ásia
149 000 pessoas
E por que os EUA estão há tanto tempo em guerra no Afeganistão? Em 11 de setembro de 2001, ataques terroristas nos Estados Unidos mataram quase 3 mil pessoas. Osama bin Laden, o chefe do grupo extremista al-Qaeda, foi rapidamente identificado como responsável pelos atentados.
Após o ataque terrorista às Torres Gêmeas em Nova York, as forças dos Estados Unidos argumentaram que, como o Afeganistão teria decidido não entregar Bin Laden, o país seria atacado. Assim, derrubou-se o regime talibã e favoreceu-se, com o apoio de outros países, a instalação do governo liderado por Hamid Karzai.
O Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão. A milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre esses dois países e se formou em 1994, após a ocupação soviética do Afeganistão (que durou de 1979 a 1989) e durante o governo dos também rebeldes mujahedins.
Em resposta, o Talibã proibiu o cultivo da papoula no final de 2000, mas permitiu a continuação do comércio de ópio. De acordo com a proibição, o cultivo da papoula do ópio foi reduzida para 185 mil toneladas. ... O Afeganistão é o maior produtor mundial de ópio e, em 2001 foi a fonte de 87% do ópio ilícito do mundo.
O ópio é produzido mediante a desidratação do suco espesso (látex) contido nos frutos imaturos (cápsulas) da planta. ... O látex contém, ainda, os opiatos codeína e tebaína, além de alcaloides não analgésicos, tais como a papaverina e a noscapina.
O Talibã surgiu na fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão no final da década de 1980 como um grupo armado, período em que o Afeganistão estava sob ocupação soviética (1979-1989), reunindo pashtuns (maioria étnica da população afegã) que resistiam à presença soviética no Afeganistão.
Mohammed Omar
Ásia
Kabul
A maioria dos afegãos (cerca de 99%) são muçulmanos, dos quais 80-89% são sunitas e apenas 10-19% são xiitas. Existe uma pequena minoria de sikhs no país. Uma figura importante na vida muçulmana no Afeganistão é o Mulá (líder religioso ou instrutor).
pastó
Entre 2000 e 1500 a.C., o Afeganistão foi uma área de passagem de tribos indo-européias em direção ao sul. ... Durante o século 19, Rússia e Inglaterra disputaram a influência sobre o Afeganistão, armando facções rivais em luta pelo poder. Em 1907, o país tornou-se um protetorado britânico.
Ahmed Shah Durrani
Karzai obteve 55,4% dos votos e foi empossado como presidente em 7 de Dezembro. Estas foram as primeiras eleições desde 1969, quando houve eleições para o parlamento.
Mujahidin (مجاهدين; também transliterado como mujāhidīn, mujahedin, mujaidim, etc.) é a forma plural de mujahid (مجاهد), que se traduz literalmente do árabe مجاهدين (muǧāhidīn), como "combatente" ou "alguém que se empenha na luta (jihad)", embora o termo seja frequentemente traduzido como "guerreiro santo".
O Afeganistão é um país asiático, seu território está localizado no centro deste continente. Faz fronteira com o Turcomenistão, Uzbequistão, Tadjiquistão, China, Paquistão e Irã.